Em Pelotas (RS), Fernando Marroni, candidato do PT à prefeitura, está intensificando sua campanha com uma agenda ativa de diálogos e apoios políticos para fortalecer sua candidatura. Nesta quinta-feira (17), ele realizará um grande ato com a presença do ex-governador Olívio Dutra (PT), a partir das 17h, com concentração na Rua do Calçadão, esquina com a Rua Voluntários da Pátria. O evento contará ainda com a participação dos deputados estaduais Adão Pretto Filho (PT), Zé Nunes (PT) e Luciana Genro (PSOL), a deputada federal Reginete Bispo, entre outras importantes lideranças políticas.
Marroni destacou em suas redes sociais que Olívio Dutra e outros companheiros estarão em Pelotas para demonstrar apoio a sua candidatura e à construção de uma cidade melhor. Ele fez um convite especial à militância e reforçar o compromisso de trabalho conjunto para o futuro de Pelotas: “Traz a tua bandeira e vamos, juntos, reconstruir nossa cidade com amor e esperança!”.
Paula Mascarenhas e PSB anunciam apoio a Marroni
Nesta semana, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), e o PSB anunciaram a decisão de apoiar o candidato Fernando Marroni na disputa pelo segundo turno. Eleita em 2016 e reeleita em 2020, Paula Mascarenhas apoiou Fernando Estima (PSDB) no primeiro turno. Estima, que foi secretário de Desenvolvimento Econômico em sua gestão e na do atual governador Eduardo Leite (PSDB), obteve 20,90% dos votos válidos, terminando em terceiro lugar. Na disputa, Marciano Perondi (PL) ficou em segundo, com 31,67% dos votos, enquanto Marroni liderou com 39,60%.
Leia mais: Lula, em Natal: “Eleição da Natália é a volta por cima que a gente vai dar”
Em nota divulgada, Paula Mascarenhas afirma que, após a derrota no primeiro turno, ela e o PSDB de Pelotas estarão na oposição, independentemente do resultado do segundo turno. No entanto, ressalta que não poderia se omitir em se posicionar na disputa e anuncia seu apoio a Fernando Marroni, destacando que ambos fazem parte do mesmo “campo democrático”. Ela frisa ainda que “o que está em jogo é grande demais. Por isso, declaro que votarei neste segundo turno nos candidatos Fernando Marroni e Dani Brizolara. Recomendo o mesmo posicionamento àqueles que me acompanham de perto na jornada honrosa e desafiadora da política e a todos que valorizam minha opinião”, afirma Paula.
No início desta semana, o PSB também declarou apoio à candidatura de Fernando Marroni. Rogério Salazar, representando a direção estadual do PSB, ressaltou a importância da “festa da democracia”. “Hoje estamos aqui com nossos principais nomes em Pelotas. Juntos, somamos mais de 14 mil votos, que estarão a serviço deste projeto por Pelotas.”.
Daniela Brizolara, comentou sobre a visão para a cidade: “Somente o nosso projeto pode reconstruir Pelotas com a pluralidade necessária. Vamos juntos colocar a cidade no lugar que ela merece estar.”
Fernando Marroni recebeu esses apoios com grande emoção. “A presença de vocês solidifica ainda mais nosso projeto e programa de governo. Nossa responsabilidade também aumenta, pois com esses partidos vêm pessoas que trazem votos de confiança, representando todo o espectro de Pelotas. Seremos um governo com o povo e para o povo”, declarou.
Compromisso com grupos sociais
Nesta semana, Fernando Marroni e a candidata a vice-prefeita, Daniela Brizolara (PSOL), se reuniram com diversos grupos de Pelotas para ouvir suas demandas. Na quarta-feira (16), eles tiveram um encontro com o Movimento Negro de articulação e mobilização popular. Marroni destacou que a reunião foi uma oportunidade importante para unir forças na luta antirracista e reafirmou seu compromisso de construir, de forma coletiva, uma política para uma Pelotas verdadeiramente antirracista, que inclua todas as vozes e experiências para avançar na busca por igualdade e justiça social.
Fernando Marroni e Daniela Brizolara também dialogaram com a Liga dos Blocos de Rua e Cordões Carnavalescos, ouvindo suas demandas e reafirmando seu compromisso com o carnaval de Pelotas. O plano de governo de Marroni inclui o fomento a eventos tradicionais, como o carnaval, reconhecendo que a identidade de Pelotas está profundamente ligada ao fortalecimento de sua cultura e história.
Leia mais: Evandro intensifica agenda na periferia de Fortaleza, dialoga com a população e amplia apoios
Da Redação