Partido dos Trabalhadores

Festas Juninas: Consórcio Nordeste alerta para alta de casos de Covid-19

Com o crescimento de 50 mil novos casos diários no país, o Comitê Científico do consórcio alerta para risco do aumento da transmissão do vírus e orienta recomendações para frear contaminação

Divulgação/Site do PT

Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda campanha de cuidados por causa dos novos casos de Covid no Brasil

Tendo em vista o atual quadro global e nacional da pandemia da Covid-19, que voltou a registrar mortes e infecções pelo Coronavírus, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu alerta para que os governos implementem campanhas de orientações para evitar a transmissão do vírus, especialmente nas festas juninas.

De acordo com o comitê, o Brasil registra cerca de 50 mil novos casos por dia. O número mundial chega a 500 mil. Portanto, o Brasil tem 10% do número de casos de novos casos de Covid do mundo, com aproximadamente 150 mortes por dia.

Para o Consórcio Nordeste, este aumento é resultado do relaxamento geral da sociedade em relação à doença e também da decisão do Ministério Saúde de revogar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, pondo fim ao estado de emergência devido à pandemia da Covid-19, o que contribuiu para que todos governos estaduais eliminassem as medidas de isolamento social e da exigência do uso de máscaras em ambientes fechados.

Um dos coordenadores do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste, Sérgio Rezende, frisa que apesar da importância da data festiva para a região, é imprescindível tomar os cuidados contra a Covid, que ainda segue matando.

“A festa de São João é uma data importantíssima para o Nordeste. Esse ano mais importante ainda porque o São João está sendo celebrado depois de dois anos de pandemia, que nos deixou todos muito presos. Quero falar das recomendações porque elas são dirigidas aos governantes, mas também são dirigidas a vocês, a todos e a todos nós. A pandemia não acabou, infelizmente ela não acabou! O vírus está circulando e o vírus passa de pessoa para pessoa. A recomendação básica mais importante é que as pessoas usem máscaras sempre que tiver na presença de outras pessoas desconhecidas”, destaca Rezende.

Orientações

Veja abaixo as recomendações a governantes estaduais e municipais em relação à campanha contra a Covid-19:

Acesse o boletim do Comitê Científico, na íntegra, aqui.

Da Redação