O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou, em entrevista ao programa “Bom Dia Ministro” nesta quinta-feira (23), que 84% dos 1,9 milhão de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já foram renovados para este ano. Desta forma, 296 mil estudantes ainda precisam regularizar a situação. Além disso, foram feitos 242 mil novos contratos.
Os pedidos de aditamento de contrato devem ser feitos pelos alunos beneficiados pelo programa até o dia 30 de abril. O prazo pode ser estendido caso não tenha sido possível atender a todas as demandas até a data estipulada inicialmente.
“Está, por enquanto, viável a data de 30 de abril para encerrar, mas se houver qualquer problema maior, não teremos problema em ampliar o prazo porque nossa prioridade é o estudante. Não queremos que ele tenha nenhum tipo de sofrimento ou problema com isso”, afirmou Janine.
Para fazer uma nova inscrição, o aluno deve ter tirado nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação. As mudanças não valem para os alunos que já tinham contrato com o Fies.
As novas regras também determinam que as instituições privadas de ensino superior não poderão aumentar as mensalidades acima de 6,4%.
Sobre as dificuldades relatadas por estudantes sobre o sistema do MEC, Janine ressaltou que o governo está trabalhando para assegurar o funcionamento do programa.
“Não tem que se preocupar. Se isso chegar a um ponto de, poucos dias antes de encerrado o prazo do dia 30, dar problemas, nós prorrogaremos [o prazo]”, garantiu.
Da Redação da Agência PT de Notícias