Acontece na próxima quinta-feira (10), na Vigília Lula Livre, em Curitiba, a pré-estreia do documentário “Tchau, Querida”, uma produção dos Jornalistas Livres filmada em 2016 em Brasília, nos fins de semana das votações, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que determinaram o afastamento da presidenta eleita Dilma Rousseff.
O filme, dirigido pelo documentarista Gustavo Aranda e pelo jornalista Vinícius Segalla, procura construir um retrato do Brasil nos dias em que o impeachment foi aprovado, com todas as pessoas, ideias e argumentos que se colocaram durante o processo de deposição de Dilma Rousseff, seja contra, seja a favor, seja os que consideram um processo legítimo, seja os que classificam como golpe.
“O espectador vai tirar suas conclusões sobre todo o processo. Não buscamos identificar qual lado estava certo. O filme busca ser um registro de um momento, um instantâneo de um país que se dividia em campos antagônicos”, afirma Gustavo Aranda, que além de dirigir o documentário, também é responsável pela captação das imagens e entrevistas realizadas para o filme.
“Nem eu, nem o Gustavo nem os Jornalistas Livres jamais escondemos o lado em que estamos dentro desta divisão que se dá no país. Estamos do lado da democracia, da presidenta legitimamente eleita, da institucionalidade. Isso posto, conforme qualquer espectador que venha a assistir ao filme poderá comprovar, não se trata de opinião. O filme registra fatos, imagens, vozes, discursos. Não há cortes bruscos, não há edição enviesada. O Brasil verde e amarelo e o Brasil vermelho estão ali”, completa Vinícius Segalla, co-diretor.
A exibição de “Tchau, Querida” acontece nesta quinta-feira (10), às 20h, na Vigília Lula Livre, no salão da casa da Democracia, na rua José Antônio Leprevost, 171, no bairro de Santa Cândida, em Curitiba. A entrada é gratuita. Após a exibição do filme, haverá uma mesa de debate com a presença de Laura Capriglione, fundadora dos Jornalistas Livres, do presidente estadual do PT-PR, Dr. Rosinha, e do diretor Vinícius Segalla.
Da Agência PT de Notícias, em Curitiba