O Gama e a Ceilândia, cidades do DF, estão empenhadas na luta contra a violação de crianças e adolescentes. Como domingo é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, os municípios organizaram ações para conscientizar a população.
Na manhã de hoje, o Gama sediou uma série de eventos com passeata sobre o tema. Amanhã (18) é a vez das ruas da Ceilândia abrirem espaço
O objetivo dos movimentos é alertar as autoridades para o problema, assim como o de atentar a população para o uso do “Disque 100”, importante instrumento de denúncia. Na oportunidade também será abordado os problemas do turismo sexual e como a população pode agir para coibir esse crime, principalmente durante a Copa do Mundo.
DISQUE 100
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República oferece o “Disque 100” para denúncias sobre a exploração sexual infantil. A ligação é anônima e gratuita.
No ano passado, os conselhos tutelares do DF registraram 43.502 mil denúncias de violações aos direitos de crianças e do adolescentes. Destas, 1.840 mil eram sobre violência sexual, fazendo de Brasília umas das cidades que mais denunciam.
Em todo o Brasil foram 275.638 mil ligações para o Disque 100, sendo 27.664 mil com alertas sobre exploração sexual.
Denuncie!
Dique 100 ou, no Distrito Federal, é possível denunciar pelo telefone (61) 3234-2876 da Secretaria da Criança do DF e nos Conselhos Tutelares de cada cidade.
Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias