Um dia depois de um grande ato espontâneo no Mercado Central de Belo Horizonte, foi a vez de os curitibanos gritarem na manhã deste domingo (22), no Mercado Municipal da cidade: “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”.
A exemplo deste sábado 21, um grito por Lula Livre desencadeou um coro formado por dezenas de pessoas. O som de um trompete, que tem acompanhado diversas entradas ao vivo na Globo, seguiu o grupo. Alguns vídeos de Curitiba passaram a circular nas redes sociais.
A capital do Paraná, que virou noticiário nacional por concentrar as investigações da Lava Jato, que levou Lula à prisão, tem também se mostrado como a capital da resistência. Desde a prisão de Lula, em 7 de abril, um acampamento tem resistido nos arredores da Polícia Federal em protesto.
Na capital mineira, o ato foi incentivado pelo coletivo Alvorada, que levou o “tromPeTista” Fabiano Leitão, famoso pelas entradas ao vivo na rede golpista, para puxar os gritos.
Esse tipo de ato é conhecido em todo o mundo como “flah mob”, quando um pequeno grupo puxa uma dança ou música e acaba virando uma manifestação espontânea, com a adesão das pessoas que estão transitando pelo local.
Os atos espontâneos em defesa da liberdade de Lula tendem a ser cada vez mais frequentes pelo País. Líder disparado nas pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente já passa mais de três meses preso politicamente, para não concorrer ao Planalto.
Confira imagens dos Flash Mobs de BH e Curitiba:
Por Brasil 247