A divulgação de uma avalanche de fake news sobre o desastre no Rio Grande do Sul é tema de reportagem especial que estampa a capa da nova edição da Focus Brasil, publicação editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA). A revista detalha como a estrutura industrial de produção de mentiras da extrema direita tem sido utilizada para tentar impedir os esforços do governo federal na reconstrução do estado gaúcho.
Na reportagem, a Focus explica o que o governo tem feito para combater as notícias falsas. “Para tratar da gravidade da disseminação de fake news que prejudica até mesmo o trabalho das equipes de resgate que salvam vidas em solo gaúcho, na sexta-feira (10), a Advocacia-Geral da União (AGU) realizou uma reunião com representantes das principais plataformas digitais para propor medidas de combate à desinformação envolvendo as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul”, destaca a Focus.
“As fake news têm atrapalhado, primeiramente, a ação do poder público, porque a população tem recebido informações inautênticas e inverídicas em relação a ações que estão em andamento agora mesmo no Rio Grande do Sul.” enfatiza o advogado-geral, Jorge Messias, citado na matéria.
O assunto também foi abordado pelo diretor da FPA, Alberto Cantalice, na seção Carta ao Leitor. “É desalentador assistir as práticas criminosas de políticos e “influenciadores digitais” politizando os problemas e querendo “lacrar” sobre a desgraça alheia”, lamenta o diretor.
“É criminosa a tentativa de usar a boa-fé das pessoas que se encontram em situação de desespero e de extrema vulnerabilidade. A falta de caráter e humanidade prosperam nas hostes direitistas. É preciso desmascará-los”, defende.
Acesse a edição na íntegra da revista online clicando aqui.
Ou baixe o PDF da Ficus clicando aqui.
Da Redação