A nova edição da Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), traz, em reportagem de capa, o impulsionamento que o Novo PAC irá trazer para o crescimento do país e a geração de empregos. A Focus detalha a lista de projetos previstos no programa pelo PAC Seleções e ressalta o otimismo do presidente Lula com as possibilidades de avanço do país nos próximos anos.
“Nunca nesse país se chamou entes federados para discutir política pública. Nunca. Era política de amigo para amiga. Era política de compadre”, afirmou Lula, em discurso destacado na matéria. Os investimentos do Novo PAC totalizam R$1,7 trilhão.
Na entrevista da semana, a secretária-executiva da Casa Civil Miriam Belchior detalhou o funcionamento do Novo PAC. Ele contou que o programa precisou ser implementado em meio a um cenário de completa paralisia do país, após o período caótico de Bolsonaro. Para Belchior, “o PAC é muito importante porque significa desenvolvimento. Ele melhora as estradas, as cidades, a qualidade dos serviços de água, esgoto, mobilidade, na urbanização de favelas”, descreveu a secretária. “Além de tudo isso, ele cria muitos empregos para a população. Temos o Minha Casa Minha Vida, que garante habitação”.
“Estamos trabalhando intensamente para realizar um bom governo”, relatou Belchior. “Não está fácil, a destruição foi muito grande, mas o entusiasmo de todos, especialmente do presidente, é contagiante. Ele não nos deixa perder o ritmo de jeito nenhum. Se depender dele—e depende muito dele—vamos conseguir entregar um bom governo”.
A revista também traz uma reportagem sobre as perspectivas políticas do PT para as eleições municipais, à medida em que se aproxima o prazo final para as convenções partidárias, no próximo dia 5.
“Acredito que o partido tem uma excelente perspectiva para 2024”, declarou o senador Humberto Costa (PT-PE), coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, à Focus Brasil. À revista, Costa detalhou a estratégia de alianças com federações e partidos historicamente próximos, nomeando PCdoB, PSB, PDT, PV, PSOL, REDE. O Senador também chamou a atenção para um número expressivo de mais de mil candidatos às prefeituras em todo o país, além de candidatos a vereadores.
“A possibilidade é concreta do partido fazer um resultado mais expressivo do que em 2020“, resumiu.
Para ler as reportagens na íntegra, baixe a nova edição da Focus clicando aqui.
Da Redação