Partido dos Trabalhadores

Focus Brasil #158 destaca Macaé Evaristo como nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania

Revista editada pela Fundação Perseu Abramo traz a repercussão da nomeação da até então deputada estadual pelo PT de Minas Gerais, celebrada dentro e fora do governo

Site do PT

Capa da Focus Brasil #158, editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA)

A Focus Brasil #158 traz como principal destaque a notícia da nomeação da nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, a mineira Macaé Evaristo, escolhida pelo presidente Lula para substituir Silvio Almeida.

Lula oficializou a nomeação na segunda-feira (9), em publicação no Diário Oficial da União.

Até ser nomeada pelo presidente, Macaé Evaristo vinha atuando como deputada estadual pelo PT de Minas Gerais. A nova edição da Focus Brasil, que é publicada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), destaca que, com a mudança de comando do ministério, o partido ganha mais uma pasta no governo.

Mineira de São Gonçalo do Pará

Professora desde os 19 anos, Macaé é graduada em Serviço Social, além de mestre e doutoranda em Educação. Tem uma trajetória dedicada à defesa da educação pública. Em Minas, ela foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal de Educação, de 2005 a 2012, e de secretária estadual da área, de 2015 a 2018. Entre 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

A “rapinagem” dos juros altos

Outro destaque da nova edição da Focus Brasil é um artigo de Aberto Cantalice, diretor da FPA, intitulado “Amentar os juros é rapinagem sobre a economia brasileira”. No texto, Cantalice critica as pressões da mídia corporativa e do mercado financeiro para que o Banco Central volte a subir a (Selic), que já se encontra no patamar escorchante de 10,50% ao ano, fazendo as festa dos especuladores, enquanto asfixia a capacidade de investimento das empresas e dificulta a vida também dos consumidores brasileiros.

Aliás, o Próprio BC, presidido pelo bolsonarista Roberto Campos Neto, participa dessa articulação nada republicana, ao sinalizar que poderá iniciar um novo ciclo de alta da Selic, com o descabido argumento de que a inflação corre o risco de sair do controle por causa do aquecimento da economia e do crescimento dos empregos, quando, na verdade, o cenário é diametralmente o oposto: em agosto, por exemplo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo registrou deflação de -0,02%, conforme o IBGE.

Leia mais: E agora? IPCA de -0,02% em agosto enfraquece discurso de alta de juros

No artigo, Alberto Cantalice lembra que o principal motivador do processo inflacionário é a demanda maior que a oferta. “Para aumentar a oferta demanda-se o crescimento da produção. É o oposto do excessivo grau de financeirização da economia, onde dinheiro gera dinheiro e é o verdadeiro motor de inibição do desenvolvimento”, escreve o diretor da FPA.

Independência e saúde

A Focus Brasil #158, entre outros textos, traz também uma matéria sobre o desfile de 7 de setembro, que contou com a presença do presidente Lula e de autoridades dos Três Poderes. Sob o lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”, o desfile da Independência uniu vários simbolismos, e teve como um dos eixos a retomada das campanhas de vacinação infantil em todo o país e a ampliação dos serviços de atendimento em saúde, com a retomada do Mais Médicos.

Clique aqui para conferir a edição completa da Focus Brasil #158

Da Redação