A edição 163 da revista Focus Brasil, publicada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), traz como destaque principal o novo apagão em São Paulo e Região Metropolitana, provocado por uma tempestade na última sexta-feira (11) e que, pela incompetêncica e omissão da concessionária italiana Enel, do governador Tarcísio de Freitas e do prefeito da capital, Ricardo Nunes, se prolongou por todo o fim de semana, deixando mais de 1,5 milhão de imóveis sem energia. Além dos incalculáveis danos materiais, sete pessoas morreram em decorrência das chuvas.
Esse novo apagão é mais uma confirmação dos danos causados à população pela sanha dos entreguistas que venderam a preço de banana empresas públicas estratégicas e fundamentais para garantir a soberania do país.
A reportagem da Focus traz a grande repercussão do episódio entre integrantes do governo federal e do meio político. Destaca, por exemplo, que a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), se manifestou nas redes apontando os responsáveis pelo caos que se instalou em São Paulo. A parlamentar afirmou que “quem vendeu (e vendeu mal) nossas empresas de energia foi a turma deles, dos tucanos, de Temer, Bolsonaro e Guedes” e exigiu providências, enfatizando que “privatizar serviço público de energia e água não deu certo em nenhum lugar do mundo. É a população que paga a conta”.
Leia mais: Nota da Federação PT/PCdoB/PV na Assembleia Legislativa de São Paulo sobre o apagão de SP
A Focus Brasil destaca ainda que o deputado federal Alencar Santana (PT-SP) protocolou, na segunda-feira (14), dois requerimentos que colocam a Câmara no monitoramento das investigações que apuram a responsabilidade da Enel (empresa de distribuição de energia de São Paulo) no apagão que afetou milhões de estabelecimento na capital e cidades próximas. O petista pede a instalação de uma Comissão Externa da Câmara para acompanhar o caso, in loco, e de uma subcomissão especial sobre o mesmo assunto, no âmbito da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
Além disso, o texto cita que, por determinação do presidente Lula, a Controladoria Geral da União (CGU) começou a apurar as responsabilidades pelo apagão, tendo entre os alvos a fiscalização que é feita pela Agência Nacional de Emergia Elétrica (Aneel) sobre a atuação da concessionária Enel, que já acumula multas na Justiça em razão do péssimo serviço prestado à população.
Artigo
Entre outros textos, a Focus Brasil #163 traz um artigo de Alberto Cantalice, intitulado “Crescimento é fundamental”, no qual o diretor da FPA destaca o esforço do presidente Lula e de sua equipe para promover o desenvolvimento econômico e social no país, com medidas para gerar empregos, fortalecer a renda dos trabalhadores e fazer uma reforma tributária socialmente justa, entre outras metas.
Leia mais: Efeito Lula: de janeiro a agosto, saldo de empregos de mulheres cresce 45,18%
Em um dos trechos, o Cantalice afirma que “Só será possível enfrentar o maremoto do extremismo direitista com a melhoria sensível das condições de vida dos setores sociais já incluídos: as classes C e B da economia nacional. Essa melhoria passa necessariamente pela mobilidade urbana, a saúde e a segurança pública. Questões essenciais para o bem-viver”.
“O governo Lula está no caminho certo”, diz o texto.
Mais de 1 mil repatriados do Líbano
Outra matéria da Focus Brasil é sobre a conclusão, na última segundaa-feira (14), do quinto voo de repatriação de brasileiros que estavam no Líbano, país que vem sendo bombardeado pelos militares de Israel. “Até o momento, a ‘Operação Raízes do Cedro’ – iniciativa do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com o Ministério da Defesa (MD) – já salvou 1.105 pessoas e 13 animais de estimação. A pedido da Presidência da República, na semana passada, o Congresso Nacional aprovou recursos extraordinários na ordem de R$ 80 milhões para dar prosseguimento ao resgate.
Para conferir a íntegra da Focus Brasil #163 clique aqui.
Da Redação