A edição 168 da revista Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), tem como tema principal a passagem do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com destaque para a luta dos movimentos negros e de representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) contra o racismo e pela igualdade racial. A publicação homenageia a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), da Bancada Negra no Congresso Nacional, e traz uma entrevista exclusiva com a parlamentar.
Na conversa, Benedita da Silva discute a política de inclusão, os desafios do momento e a importância de nunca abandonar a luta. “Olho para o Brasil e vejo um país que, apesar dos retrocessos, continua a lutar”, afirmou Benedita, com a esperança de luta que sempre a caracterizou. “A juventude tem um papel crucial nessa transformação. A política precisa ser feita de forma a incluir, a proteger quem mais precisa.” Em suas palavras, ressoam a história de uma mulher que, desde a infância em uma favela no Rio de Janeiro, construiu-se como líder em uma sociedade onde a desigualdade parecia intransponível.
Leia mais: 20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade
A matéria com a entrevista desaca que “Benedita da Silva segue como uma referência para todos que acreditam na transformação do país por meio da inclusão e da justiça social, e credita seu legado, construído, em construção com as sementes que planta, ao coletivo do movimento de favelados que sempre a acompanhou. Na luta partidária, destaca o PT como ambiente que acolheu as lutas de quem mais precisava do Estado”.
1º feriado nacional do Dia da Consciência Negra
A Focus Brasil #168 traz também matéria sobre o primeiro feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado na quarta-feira (20) e que foi oficializado pela sanção do Projeto de Lei nº 3268/2021, que instituiu a data como uma homenagem nacional a Zumbi dos Palmares. O líder quilombola simboliza a resistência negra e a luta pela igualdade em um país marcado pelo racismo estrutural.
Leia mais: Deputadas federais do PT celebram o 20 de novembro
“O Dia da Consciência Negra valoriza as raízes culturais do povo brasileiro”, afirmou o presidente Lula ao anunciar a sanção em 2023. A data, antes feriado em seis estados e mais de mil cidades, agora ganha alcance nacional e se torna um marco para reflexão e ação.
O legado do PT
Outra matéria da nova edição da Focus Brasil destaca o legado do PT na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo. “Desde sua fundação, o Partido dos Trabalhadores consolidou importantes avanços em políticas públicas voltadas à igualdade racial e ao enfrentamento do racismo estrutural”, diz o texto, citando as diversas ações implementadas durante os governos Lula e Dilma para promover a igualdade racial e combater o racismo.
“O PT consolidou importantes avanços em políticas públicas voltadas à igualdade racial e ao enfrentamento do racismo estrutural. Entre os projetos destacados estão o Plano Juventude Viva, que combate a violência contra jovens negros, e o Brasil Quilombola, com ações para melhorar as condições de vida em comunidades quilombolas. A Agenda Social Quilombola também promove a inclusão produtiva e acesso a direitos nessas comunidades”, sublinha um dos trechos da matéria.
Outros avanços citados são implementação do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, a criação de diretrizes para a educação quilombola, políticas de ação afirmativa, como cotas em universidades, institutos federais e concursos públicos, além do reconhecimento e titulação de terras quilombolas.
Leia mais: Câmara aprova cotas no serviço público para negros, pardos, indígenas e quilombolas
Artigo sobre golpe bolsonarista
A Focus Brasil #168 traz também artigo escrito por Alberto Cantalice, diretor da FPA, intitulado “Trama golpista foi urdida no Palácio”. O texto trata das descobertas da Polícia Federal sobre um plano de golpe de Estado que incluía o assassinato do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O artigo cita a Operação Contragolpe, que prendeu, nesta semana, quatro militares do Exército e um agente da PF envolvidos no plano assassino. Batizado como ‘Punhal Verde e Amarelo’, o plano foi elaborado pelo General Mário Fernandes, então ministro substituto da Secretaria-Geral da Presidência do governo Bolsonaro.
Leia mais: Gleisi e Odair pedem arquivamento do PL da anistia aos golpistas
O plano golpista foi impresso no Palácio do Planalto e levado pelo general a Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Em depoimento à PF, o militar revelou que o então presidente aprovou o plano e disse que ele deveria ser executado até 31 de dezembro de 2022, para impedir a posse presidencial de Lula, eleito democraticamente.
“Infere-se dessa movimentação que o então presidente Jair Bolsonaro estava ciente de toda a tramoia e que fora para os Estados Unidos esperar o desfecho que se daria no dia 08 de Janeiro”, escreve Cantalice. “O comando das ações pelo general de Exército Walter Braga Netto e pelo também general, Augusto Heleno já não deixa dúvidas. Pelo andar da carruagem os três: Heleno, Braga Netto e Bolsonaro comporiam a junta de governo com a vitória do golpe”.
“Sem anistia”, diz Gleisi Hoffmann
A nova edição da Focus Brasil incliu também matéria sobre o posicionamento da presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), sobre o plano assassino articulado por Jair Bolsonaro. O texto tem como base entrevista concedida por Gleisi ao Canal Uol, nesta semana.
“Não pode ter anistia, nem para Bolsonaro, nem para quem participou do 8/1”, disse Gleisi, na entrevista, classificando como “muito graves” as revelações da Polícia Federal.
G20
Entre outros destaques, a Focus Brasil traz matéria sobre a realização do G20, nesta semana, no Rio de Janeiro. O evento reforçou o protagonismo do Brasil nas discussões de temas globais e que teve entre seus principais marcos o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa inédita da presidência no grupo que reúne as maiores economias do mundo.
Para conferir a íntegra da Focus Brasil #168, clique aqui.
Leia mais: G20: bloco defende erradicação da fome, taxação de super-ricos e proteção ambiental
Da Redação