A edição 172 da Focus Brasil traz como tema principal a boa recuperação do presidente Lula dos procedimentos médicos realizados na semana passada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para evitar novo sangramento na cabeça. Ele recebeu alta hospitalar no domingo (15).
“Eu estou voltando para casa tranquilo e certo de que estou curado e que preciso apenas me cuidar, mas posso voltar a trabalhar normalmente”, afirmou Lula, que surpreendeu os jornalistas ao aparecer no local onde a equipe médica anunciava sua alta hospitalar.
Leia mais: “É esse Lula que volta inteiro pra cuidar do Brasil”, diz presidente após alta hospitalar
A Focus Brasil, revista editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA), destaca a reunião que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve com Lula na segunda-feira (16), na residência do presidente em São Paulo. A matéria informa que o presidente recebeu do ministro atualizações sobre a tramitação da reforma tributária e das medidas fiscais em discussão no Congresso Nacional. “Bem-disposto e absolutamente tranquilo”, disse Haddad, após o encontro, sobre o estado de ânimo de Lula.
“O apelo que ele está fazendo é para que as medidas fiscais não sejam desidratadas. Temos um conjunto de ações que garantem a robustez do arcabouço fiscal e estamos muito convencidos de que vamos continuar cumprindo as metas fiscais nos próximos anos”, acrescentou o ministro.
Leia mais: Vitória do povo brasileiro: Câmara aprova regulamentação da reforma tributária
FPA faz balanço e aponta desafios
A nova edição da Focus Brasil traz também uma matéria intitulada ‘Diretoria da FPA faz avaliação das atividades do ano e aponta desafios para 2025’. No texto, a publicação ressalta que, “com o entendimento de uma realidade política complexa, com instabilidade mundial no pós-crise da globalização e um cenário nacional onde o diálogo ampliado na sociedade permanece como desafio, a Fundação Perseu Abramofaz um balanço sobre suas atividades ao longo do ano e projeta sua atuação perante os principais desafios do próximo período.”
Leia mais: Discurso de Gleisi Hoffmann na abertura do Seminário Nacional do PT
O presidente da FPA, Paulo Okamotto, é um dos integrantes da Diretoria que falam na matéria. “Precisamos discutir melhor sobre como podemos contribuir com as lutas sociais e como podemos fazer para que o Partido também reflita quais são as práticas políticas que fazem com que o PT seja reconhecido pela vanguarda do povo brasileiro e dos militantes que atuam no movimento social”, afirma Okamotto.
“Após a eleição da direção do PT, esperamos que a direção discuta o papel das suas instâncias, inclusive da Fundação Perseu Abramo, sobre as renovações necessárias do Estatuto, assim como a governança e a sua missão, fazendo com que tenhamos mais foco em nossos objetivos para os próximos anos”, acrescenta o presidente da FPA.
Artigo
Outro conteúdo da nova edição da Focus Brasil é um artigo de Alberto Cantalice, diretor da FPA, intitulado ‘O sucesso da economia nacional derrotará a extrema direita’.
No texto, Cantalice critica a nefasta política monetária do Banco Central, que, na semana passada, voltou a subir a taxa básica de juros (Selic). Elevada em 1 ponto percentual, a taxa agora está em 12,25% ao ano. “Volátil como a questão climática, a inflação de demanda não necessitava de um aumento de 1 ponto percentual na taxa de juros. Foi excesso de ortodoxia do Banco Central. Vai custar caro”, escreve Cantalice, sobre os danos causados à economia pela sabotagem do Banco Central.
O diretor da FPA trata também da atuação conjunta do BC e do mercado financeiro para pressionar o governo a promover cortes em importantes políticas públicas. “O mercado financeiro, ao especular contra o real, flerta com a insatisfação popular. Entretanto, como um setor minoritário da sociedade civil e, inclusive, do mundo empresarial, eles sabem que a hora de coçar o bolso se aproxima — e é isso que eles temem”, diz o artigo. “Já o extremismo direitista, envolvido até o último fio de cabelo na trama golpista, se agarra na especulação rentista como tábua de salvação. Não adiantará! A solidez da economia os derrotará”.
Leia mais: Gleisi alerta: “Selic alta é sequestro da economia nacional pelo Copom”
Para conferir esses e outros conteúdos da Focus Brasil #172, clique aqui.
Da Redação