Partido dos Trabalhadores

Focus Brasil alerta para o recrudescimento da extrema direita na Europa

Em guinada extremista no Parlamento Europeu, partidos que se identificam de direita e centro-direita terão 395 das 402 cadeiras eleitas, uma derrota política expressiva, destaca a Focus

Divulgação

Baixe a nova edição da Focus Brasil, de número 145

O perigoso recrudescimento da extrema direita na Europa, após o resultado das eleições para o Parlamento Europeu, é destaque da nova edição da Focus Brasil, publicação editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA). “O presidente da França, Emmanuel Macron, tomou conta das manchetes antes mesmo de resultados ganharem força de manchete: anunciou que iria dissolver a Assembleia Nacional do país e convocar novas eleições”, informa a revista.

A publicação destaca que o resultado representa a maior guinada à extrema direita no continente desde a década de 50. “A composição das cadeiras resulta em um desenho, em princípio, trágico para as forças progressistas e, apesar de, mais que acender o alerta, mas sim as máquinas para frear o extremismo, mostra também que há resistência de forças progressistas e resiliência de forças democráticas”, ressalta a reportagem de capa da Focus. 

Naturalmente, o assunto também é objeto de análise do diretor da FPA, Alberto Cantalice, na seção Carta ao Leitor. Na avaliação de Cantalice, a dissolução feita por Macron “vai levar a uma inevitável rearticulação das forças democráticas francesas para um enfrentamento imediato com a extrema direita”.

“Fica, entretanto, o alerta”, adverte. “Sem uma articulação dos setores sociais-democratas com a esquerda socialista, e, até com setores liberais que aceitem a pauta da emergência climática e o restabelecimento do Estado de bem-estar social, a extrema-direita e seu discurso xenófobo e racista continuará avançando”, conclui o diretor.

A Focus também repercute em matéria a ampla mobilização do governo federal para diversas ações de reconstrução do Rio Grande do Sul, desde as enchentes que devastaram o estado em maio.

“Por sorte, o Brasil e o Rio Grande do Sul contam com um governo federal empenhado, técnico, e capacitado para criar medidas em tempo recorde e fazer com que as imagens mais recentes da tragédia fossem extremamente satisfatórias: abrigos sendo desmontados, trabalhadores e trabalhadoras recuperando suas rendas e o mais bonito de tudo, milhões de gaúchos e gaúchos voltando para as suas casas”, relata reportagem assinada por Henrique Nunes.

A inestimável perda da economista Maria da Conceição Tavares na semana passada foi registrada pela revista. “Conceição Tavares foi uma figura central em toda a trajetória de décadas do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, principalmente em torno dos debates e propostas do partido sobre temas importantes para a economia brasileira”, lembra a revista.

“O tamanho da perda é gigante”, observa  reportagem. “O factual não está à altura da economista, escritora, professora que, mesmo aposentada, jamais saiu de cena. Ela está em todas as partes. Em tempo de fake news, Maria da Conceição ressurge das mais variadas formas”, destaca a Focus, elencando as várias mídias que repercutem o pensamento da economista.

Baixe a edição completa da Focus clicando aqui

Da Redação