Partido dos Trabalhadores

Focus Brasil destaca discurso de Lula em prol da soberania no 17º Encontro Nacional do PT

Evento, que ocorreu em Brasília, deu posse a Edinho Silva e marca uma nova fase do partido, focada na união nacional e na reeleição do presidente Lula

A revista Focus Brasil, em sua mais nova edição, destaca o discurso firme do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o 17º Encontro Nacional do PT, que ocorreu em Brasília no último fim de semana. O chefe do Executivo reforçou a importância de proteger a soberania brasileira e de atuar em prol da justiça social e tributária. No evento, tomou posse o presidente do PT, Edinho Silva, e os demais integrantes da nova direção partidária.

A Focus Brasil ressalta que “Lula resgatou os fundamentos do PT, cobrou disciplina interna, alertou para os desafios eleitorais e reafirmou o papel do partido na reconstrução do Brasil.

“O PT, com todos os defeitos que a gente acha que tem, ainda é a melhor coisa que nós fomos capazes de criar em 500 anos de país”, afirmou, diante de uma plateia repleta de quadros históricos da legenda.

Em seu discurso, o presidente Lula traçou um panorama da trajetória do PT desde sua fundação e apontou a necessidade de retomada dos princípios que orientaram sua criação. “Se a gente mantiver os sonhos que nos levaram a criar o PT, a gente não estaria reclamando nunca do PT”, disse. 

Leia mais – Edinho reage à ofensiva de Trump: “Precisamos defender nossa soberania”

O presidente fez referência, ainda, aos fundadores do partido e alertou para o risco de despolitização interna: “Era importante que cada companheiro lesse o manifesto do PT e colocasse esse manifesto em um lugar bem visível”.

Citando a votação parlamentar da esquerda nas últimas eleições, Lula reforçou a importância de pensar o partido de forma estratégica. “Se nós fôssemos bons como pensamos que somos, a gente teria elegido pelo menos 140 ou 150 [deputados]”, apontou. “Nós precisamos agora fazer uma eleição de 2026 e eleger uma maioria de senadores.”

A revista destaca que em sua fala, Lula destacou o papel da Fundação Perseu Abramo e dirigiu-se ao presidente da entidade, Paulo Okamotto, para reforçar a necessidade de ampliação do debate sobre democracia e soberania popular. 

“Falta muita coisa para a gente fazer. Seria preciso fazer com que o povo compreenda uma narrativa sobre o que é democracia”, afirmou. “A democracia tem que dar para o povo alguma coisa prática, material.”

Reunião da militância

O 17º Encontro Nacional reuniu a militância de todo o país na capital federal. A Focus ressalta que o evento contou com pelo menos 1.200 delegados e delegadas de todos os cantos do país, eleitos durante o PED. Um encontro que propiciou reencontros, alinhamentos políticos importantes, reafirmou a democracia partidária e destacou a importância e o tamanho do partido que historicamente representa a classe trabalhadora.

Empossado no domingo, 3 de agosto, Edinho Silva apontou pautas e desafios e fez um chamado à militância. “Quero ser o presidente do maior partido de esquerda da América Latina. Mas quero, acima de tudo, ser presidente de um partido vivo, atuante e comprometido com o povo”.

Acesse a íntegra da revista

Da Redação