Partido dos Trabalhadores

Focus Brasil destaca seminário nacional e fala de Lula: “Queremos construir um país para todos”

Tema principal da edição 171 da revista da Fundação Perseu Abramo (FPA) é a realização, nos últimos dias 5 e 6, do seminário nacional ‘A realidade brasileira e os desafios do Partido dos Trabalhadores’, cujo ponto alto foi a participação do presidente

Site do PT

O presidente Lula fala aos participantes do seminário nacional

A edição 171 da revista Focus Brasil destaca a realização do seminário nacional ‘A realidade brasileira e os desafios do Partido dos Trabalhadores’. O evento, organizado pelo Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), aconteceu em Brasília e teve como objetivo refletir sobre os desafios do Brasil atual e traçar estratégias para fortalecer o partido diante de um cenário político complexo. Prefeitos, vereadores, parlamentares, dirigentes e militantes marcam presença em debates que se estenderam até sexta-feira (6).

A revista destaca que participaram da mesa de abertura do seminário a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), o presidente da FPA, Paulo Okamotto, os deputados federais José Guimarães (PT/CE) e Odair Cunha (PT/MG), a vereadora Luna Zarattini (PT/SP), o senador Beto Faro (PT/PA) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Leia maisPT disponibiliza vídeos com íntegra de atividades do Seminário Nacional

A Focus Brasil registra ainda que Gleisi Hoffmann encerrou o evento de abertura destacando as diretrizes para os próximos passos do partido. Ela iniciou sua fala com um agradecimento emocionado à militância do partido, apontando-a como o pilar das conquistas eleitorais de 2022. “Sem essa militância guerreira, altiva e corajosa, não teríamos subido a rampa do Palácio do Planalto. Foram momentos muito difíceis, onde estávamos quase sozinhos”, afirmou a presidenta. Ela recordou os desafios enfrentados pelo PT durante os anos de perseguição política e judicial.

Leia maisDiscurso de Gleisi Hoffmann na abertura do Seminário Nacional do PT

A revista destaca também que o presidente da FPA, Paulo Okamotto, enfatizou o caráter estratégico do seminário. Para ele, o encontro não deve ser visto como um ponto de chegada, mas como uma oportunidade de reflexão e mobilização: “Esse não é um ponto final, mas um momento para transformar ideias em projetos que possam ser aprovados no Congresso Nacional, fortalecendo a democracia e a conexão com a sociedade.”

Outro conteúdo da publicação é uma entrevista exclusiva com Okamotto, relacionada ao seminário nacional e intitulada ‘O futuro é feito de esperança e ação’.

Participação de Lula

Há também na publicação uma matéria sobre o ponto alto do evento, que foi a participação do presidente Lula, no segundo e último dia de atividades. Por videoconferência, ele reforçou o legado do PT de inclusão social, criticou a desigualdade econômica e atuação especulativa do mercado financeiro. “Não nascemos para ser iguais a outros partidos”, enfatizou o presidente na ocasião, acrescentando: “Todo mundo tem que saber: nós queremos governar um país para todos. Mas precisamos dar prioridade para as pessoas mais necessitadas, mais frágeis, que ganham menos. Foi para isso que fomos eleitos, é o país que teremos”.

Artigo

Um artigo de Alberto Cantalice, diretor da FPA, é outro destaque da nova edição da Focus Brasil. Intitulado ‘A especulação e a ganância mórbida’, o texto alerta para o ataque constante do mercado financeiro ao governo do presidente Lula e ao país. “A sanha persecutória é tamanha, que com imensa desfaçatez ‘exigem’ que o governo legitimamente eleito rasgue seu Programa de Governo”, escreve Cantalice, referindo-se às pressões por cortes em políticas sociais fundamentais para quem mais precisa.

“O mote ‘O Pobre no Orçamento e o Rico no Imposto de Renda’ venceu as eleições de 2022. Não o contrário”, enfatiza o diretor da FPA.

Para conferir esses e outros conteúdos da nova edição da Focus Brasil clique aqui.

Leia maisPT lança Campanha Nacional de Filiação para participação no PED 2025

Da Redação