Partido dos Trabalhadores

Focus Brasil: Lula avança no combate ao crime organizado com PEC da Segurança

Revista repercute reunião do presidente Lula com governadores e aponta avanços trazidos pela proposta nas discussões sobre segurança pública, entre outros assuntos. Confira

Divulgação

Baixe nova edição da Focus, de número 166

Os desafios da segurança pública no país ganharam destaque na matéria de capa da edição da Focus Brasil desta semana, editada pela Fundação Perseu Abramo. A revista repercute a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública, apresentada em reunião com governadores na semana passada. A reunião marcou, segundo a Focus, um passo significativo na construção de um projeto de segurança pública. A publicação repercutiu declarações do presidente Lula e do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que enfatizou a necessidade de se aprimorar o texto constitucional para conferir um caráter federativo ao combate do crime organizado.

A PEC propõe modificações nos artigos 21, 22, 23, 24 e 144 da Constituição Federal, que definem as competências de cada ente federativo no sistema de segurança pública. Se aprovada pelo Congresso Nacional, a emenda permitirá que o governo federal atue em colaboração com estados e municípios, estabelecendo um conselho nacional para definir normas gerais para as forças de segurança, respeitando as competências e a autonomia dos demais entes federativos, noticia a revista.

Prisão dos assassinos de Marielle e Anderson

A revista também destacou a condenação dos ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018. Após dois dias de julgamento no 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, Lessa, apontado como o atirador, recebeu uma pena de 78 anos e 9 meses de prisão, enquanto Queiroz, que dirigiu o carro usado no crime, foi condenado a 59 anos e 8 meses. Ambos são considerados culpados de duplo homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio contra a assessora de Marielle e receptação.

A Focus ressaltou a declaração da juíza Lúcia Glioche sobre a gravidade do crime e a perda irreparável para as famílias. A publicação destacou ainda a fala emocionada de Marinete da Silva, mãe de Marielle, que classificou a decisão como histórica: “Depois de 6 anos, 7 meses e 17 dias, podemos dizer que a impunidade não será a regra para o caso de Marielle”. A revista concluiu enfatizando a importância deste veredicto no contexto da luta por justiça e contra a impunidade no Brasil.

Leia maisCida Gonçalves: “O feminicídio não pode ser menosprezado”

Na seção Carta ao Leitor, o diretor da FPA Alberto Cantalice também aborda o tema da segurança pública, fazendo a defesa veemente de um Sistema Único de Segurança Pública. Para ele, a PEC é um passo importante nessa direção. “É cristalina a falta de instrumentos das polícias estaduais sozinhas darem conta de tarefa de tamanha envergadura”, argumenta Cantalice. “A contaminação pela corrupção nos aparatos policiais e suas ramificações no judiciário apontam o grau de metástase que o câncer do banditismo se disseminou pelo país”.

O diretor reconheceu que a proposta não eliminará todos os desafios da segurança no país. “Entretanto é um caminho de disputa no interior da sociedade brasileira e no Congresso Nacional sob narrativa e responsabilidade”, defende.  “O Partido dos Trabalhadores deve assumir a defesa da PEC e demonstrar cabalmente aos brasileiros quem de fato tem proposta.”

 O adeus a Evandro Teixeira

A revista Focus Brasil dedicou espaço em sua última edição para homenagear o renomado fotógrafo Evandro Teixeira, falecido nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro, aos 88 anos. A publicação expôs a extraordinária carreira de Teixeira, que se estendeu por mais de sete décadas, durante as quais ele capturou momentos cruciais da história brasileira e mundial através de suas lentes.

A revista lembrou o papel fundamental de Evandro no Jornal do Brasil, onde trabalhou por quase 47 anos, produzindo imagens icônicas que se tornaram documentos vivos da história brasileira. A revista mencionou suas obras publicadas, incluindo “Fotojornalismo” (1983), “Canudos 100 anos” (1997) e “68 destinos: Passeata dos 100 mil” (2008), apontando como as fotografias em preto e branco se transformaram em referências definitivas do passado do país.

A publicação também lembrou alguns dos eventos históricos mais significativos capturados por Teixeira, como a Copa do Mundo de 1962, a repressão ao movimento estudantil de 1968, os golpes militares no Brasil e no Chile e o massacre de Jonestown, em 1978.

Leia a edição completa da Focus clicando aqui.