Partido dos Trabalhadores

Força Nacional ocupa Brasília na véspera da Greve Geral

Agentes foram fotografados manuseando artefatos próximos ao Ministério da Justiça. Policiamento ostensivo criou clima de violência na Esplanada

Lula Marques/Agência PT

Força Nacional ocupa Brasília

Desde o início da tarde de quinta-feira (27), Brasília assiste à ocupação ostensiva da Força Nacional, com centenas de militares fortemente armados que fecharam acessos ao Congresso Nacional e ao Ministério da Justiça na véspera da Greve Geral.

Imagens de bombas sendo estocadas também circulam nas redes sociais, dando indícios da recepção que se prepara para a Greve Geral que deve parar o Brasil neste 28 de abril.

Oficialmente, a Esplanada será fechada a partir da meia-noite de quinta-feira por conta da Greve. Porém, militares do Distrito Federal, da Força Nacional e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), atualmente comandado pelo general Sergio Westphalen Etchegoyen, já estão sendo deslocados para a região. O motivo de tamanha paralisação não foi informado pelo governo do DF nem pelo Ministério da Justiça.

A área do Congresso Nacional também está fechada, e há a presença de carros e caminhões militares em áreas restritas. Agentes da Força Nacional foram vistos manuseando artefatos atrás do Ministério da Justiça.

Veja as imagens de Lula Marques, da Agência PT:

O deputado federal Paulo Pimenta (PT) divulgou imagens do Ministério da Justiça e apontou o contingente desproporcional de militares da Força Nacional deslocados para Brasília.

“Nós estamos vivendo um estado de exceção. Um governo que não tem apoio popular, um país que assistiu à da quebra da normalidade democrática. Acaba surgindo um governo cuja sustentação política não existe, então ele sustenta através da força. Um governo que tem 4% de apoio popular, que destruiu a legislação trabalhista do país, acaba se valendo do uso da força, da violência. Temos uma cidade e um país militarizado”, disse o deputado.

Nem mesmo na votação do golpe a mobilização militar foi tanta. O parlamentar explicou que essa prática de presença ostensiva e fortemente armada na Esplanada teve início quando o ministro do STF Alexandre de Moraes esteve à frente do Ministério da Justiça.

Assista ao vídeo divulgado pelo deputado Paulo Pimenta: