Parlamentares do PT na Câmara participaram, nessa quinta-feira (7), do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio e Fortalecimento da Mídia Regional. O grupo pretende debater a democratização da comunicação e o fortalecimento da mídia regional.
Para o presidente da Frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), toda iniciativa parlamentar que tenha este fim “é salutar e deve ser incentivada”. “Quando se discute a descentralização e a pluralidade de informações, existe um componente conceitual que é a democracia e que é fazer, na própria democracia, a qualificação da própria informação”, afirmou.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, participou do ato e destacou a importância da regionalização da comunicação para o fortalecimento democrático da sociedade.
“Não há aprofundamento da democracia sem comunicação e é impossível haver democracia na comunicação sem a regionalização. Estou aqui para, publicamente, assumir o compromisso com os objetivos dessa frente”, disse o ministro.
Na avaliação do vice-presidente da Frente, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que coordenou a frente na legislatura anterior, há setores na grande mídia que resistem a esse tema. “Toda vez que se consegue ampliar e democratizar as verbas de comunicação para a mídia regional, o governo é atacado pela grande imprensa”, ressaltou.
Zarattini lembrou que, entre 2003 e 2010, o número de veículos de comunicação que recebiam verbas governo federal saltou de aproximadamente 450 para mais de cinco mil.
“A garantia da pluralidade de opiniões e vozes nos meios de comunicação é uma premissa básica da democracia”, disse o deputado Odorico (PT-CE), ao afirmar que fortalecer as mídias locais e regionais, as rádios e TVs comunitárias, bem como canais públicos de comunicação, é estratégico para um País continental como o Brasil, para o fortalecimento da democracia e para a redução das desigualdades regionais.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara