Partido dos Trabalhadores

Gestão Haddad supera metas de mobilidade urbana

Paulistano ganha tempo ao escolher o ônibus como meio de transporte pois as viagens diárias se reduzem em 38 minutos na média

Decisão da Prefeitura reduziu pela metade o número de integrações permitidas para beneficiários do vale transporte

Com um ano e meio de gestão Fernando Haddad, a mobilidade urbana em São Paulo começa a formar um cenário diferente. Dois projetos do Programa de Metas, um superado e outro em andamento, prometem modificar a rotina dos usuários de transporte público.

A estudante de psicologia Beatriz Garbelotto de Castro faz parte dessa porcentagem. Antes do funcionamento das faixas da Avenida 9 de Julho, a universitária gastava diariamente 40 minutos a mais no seu trajeto de ida e volta do estágio, da Avenida Paulista até a Avenida São Gabriel, no Itaim Bibi. Para ela, é fácil constatar a melhoria. “Basta reparar o fluxo dos ônibus enquanto as vias ao lado estão tomadas por carros parados. O ônibus passa livre, vai bem mais rápido. Vale mais a pena do que pegar metrô”, conta. Apenas na Nove de Julho, mais de 166 mil passageiros transitam diariamente.

 

Meta superada – A expansão das faixas exclusivas para ônibus está com 217,9% da meta superada e elogiada por quem a utiliza. O segundo projeto, com 143,2 km com recursos garantidos do PAC Mobilidade do governo federal, prevê a construção de 150 km de novos corredores de ônibus pelo município e faz parte do Plano Diretor que estimula a aproximação das residências ao trabalho dos moradores.

Dos 150 km de faixas exclusivas prometidos por Haddad, 340 km foram entregues, ou seja, mais do que o dobro. A extensão tem como prioridade atender os eixos onde a frequência dos ônibus esteja acima de 40 ônibus por sentido no horário pico. Segundo cálculos da prefeitura, a extensão reduziu o tempo gasto no trânsito em até 38 minutos. As obras chegam a beneficiar 80% da população da capital.

 

Corredores – Já o início da construção dos 36 km de corredores dos trechos Inajar de Souza, M’Boi Mirim/Santo Amaro e Berrini) e no Terminal Itaquera marcam a implementação do projeto de construção de 150 km de novos corredores de ônibus. As obras dos 19 corredores são gerenciadas pela São Paulo Obras (SPObras). Para o assessor da secretaria do governo municipal Jeter Gomes, a principal vantagem desse tipo de transporte é a agilidade “Os corredores são segregados. Não entra carro nem moto. Funciona como um trem de pneus”, diz.

Além das obras em andamento, 66 km já foram licitados e existem outros 147 km de projetos funcionais. Jeter explica que as obras fazem parte das diretrizes do Plano Diretor que quer estimular a construção de prédios e moradias ao longo dos corredores. “Queremos levar emprego para onde as pessoas moram. Se o empresário quiser investir na Zona Leste, por exemplo, a prefeitura vai dar incentivo para isso”, avisa.

 

Ciclovias – Além dos investimentos em transporte público, a prefeitura também quer melhorar a mobilidade urbana com a implantação de uma rede de 400 km de ciclovias. No último final de semana, a Prefeitura entregou à população um bicicletário que funcionará 24 horas no Largo da Batata, em Pinheiros, zona oeste, ao lado da estação Faria Lima da Linha-4 Amarela do Metrô. A meta de Haddad é entregar até 10 km de ciclovias por semana em São Paulo.

 

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias