Partido dos Trabalhadores

Gleisi: “Ganhar em Fortaleza significa também ganhar no Brasil”

Presidenta do PT participou, na sexta-feira (12), do ato de concretização de alianças do pré-candidato petista a prefeito da capital cearense, Evandro Leitão

Divulgação

Gleisi ao lado de Evandro (à direita) e do líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE)

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), participou, na sexta-feira (12), em Fortaleza, do ato de concretização de alianças em torno do pré-candidato petista a prefeito da capital cearense, Evandro Leitão, que recebeu o apoio de 13 legendas. A parlamentar afirmou que Fortaleza é prioritária e representa uma grande perspectiva de o PT voltar a governar uma capital. Disse ainda que a tendência é que o partido apresente um bom desempenho nas eleições de outubro, no Nordeste e nas demais regiões.

Gleisi está no Ceará para participar de uma série de encontros com o objetivo de fortalecer pré-candidaturas petistas. Nessas agendas, ela é acompanhada pelo líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE).

Sobre as perspectivas de vitória eleitoral de Evandro, atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), a deputada afirmou, em coletiva de imprensa: “Ganhar em Fortaleza significa também ganhar no Brasil. Fortaleza é uma capital que tem histórico, inclusive de governos do PT, de Maria Luzia e Luizianne [Lins]. Agora, a gente tem a oportunidade de retomar esse projeto em Fortaleza, que pede uma mudança. E vai ter um empenho total da direção nacional do PT“.

Gleisi também assegurou que o PT terá neste ano um desempenho eleitoral bem melhor que o de 2020. “Nós, infelizmente, em 2020, não elegemos prefeito em nenhuma capital do país. Acho que esse ano a gente muda o quadro. A tendência é que nós tenhamos uma performance melhor, não só em termos de capitais, mas em termos gerais. E, obviamente, que Fortaleza é uma das prioridades nacionais. Eu diria que hoje, no Nordeste, Fortaleza oferece uma grande perspectiva do PT vir a governar uma capital”, declarou.

A parlamentar falou ainda sobre a escolha do nome que irá compor a chapa de Evandro como vice. Ela disse ter preferência por uma mulher, mas que a definição será tomada com base em estratégias política e matemática.

Leia mais: FPA lança guias com diretrizes essenciais para candidatos do PT às eleições municipais

Presença de Lula

Gleisi afirmou também ter colocado a capital cearense como uma das prioridades para o presidente Lula visitar durante a campanha. “Nós queremos muito que ele venha. A gente já colocou para o presidente algumas prioridades para ele participar, ele não vai conseguir estar em todas as campanhas, e, dentre elas, é a campanha aqui no estado do Ceará”, assinalou.

Evandro agradeceu a presença de Gleisi no evento, o que definiu como um gesto “extremamente importante” do PT Nacional de apoio ao seu nome. “Ela faz um gesto extremamente importante, um simbolismo de dizer que o PT Nacional tem como prioridade Fortaleza”, afirmou.

Na sexta-feira (12), além da capital cearense, Gleisi esteve no município de Caucaia, em ato do pré-candidato do partido, Waldemir Catanho.

Neste sábado (13), a deputada federal participou, em Juazeiro do Norte, de plenária da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e do lançamento da pré-candidatura do deputado estadual petista Fernando Santana a prefeito do município.

Leia mais: Gleisi apresenta pré-candidatos às eleições no Recife e em Olinda

Da Redação