A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, o líder do partido no Senado, Humberto Costa e o ex-senador Lindbergh Farias se encontraram nesta quarta-feira (20) com eurodeputados do bloco socialista europeu no Parlamento da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica.
Os deputados da social-democracia europeia ofereceram solidariedade ao PT e ao Brasil no enfrentamento da crise democrática, de direitos humanos e na perseguição que sofre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Participaram da reunião o eurodeputado alemão Udo Bullman, líder do bloco, os portugueses Francisco Assis e Carlos Zorrinho, o espanhol Rámon Jauregui e o italiano Roberto Gualtieri, que visitou Lula na prisão em Curitiba.
Bullman reforçou que a visita de Gualtieri para Lula foi em nome do bloco social democrata europeu.
Na reunião foi debatido o acompanhamento pelos deputados europeus, como representantes do povo, de temas de meio ambiente, direitos humanos e democracia que representem os valores comuns do Brasil e da Europa.
A solidariedade ao Brasil na proteção dos povos indígenas, dos direitos sociais, da liberdade de Lula e da punição para os culpados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco.
Por José Chrispiniano