Partido dos Trabalhadores

Governo adotará medidas para aumentar competitividade, diz Levy

O ministro da Fazenda disse que o Brasil tem plena condição de reverter o atual quadro de baixo crescimento econômico

(Wilson Dias/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta terça-feira (2), após reunião com representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), na França, que o Brasil tem plena condição de reverter o atual quadro de baixo crescimento econômico. Para isso, o governo pretende adotar medidas para aumentar a competitividade da economia brasileira.

“São medidas para aumentar a concorrência, facilitar para novas empresas entrarem no mercado”, anunciou.

Segundo Levy, foram tratadas no encontro as perspectivas para o Brasil após os ajustes nas contas públicas. “Discutimos temas da produtividade, inovação, inserção das novas gerações e como isso pode ocorrer. No caso do Brasil, isso é um pouco da nossa estratégia”, disse à imprensa.

O ministro disse ainda que o País tem condições favoráveis para voltar a crescer e superar a crise. “Temos a vantagem de população relativamente jovem, ainda com desafios na educação, mas mais gente na universidade. Vamos ver como aproveitar isso para ter crescimento sustentável por meio de medidas do lado da oferta”, argumentou.

Indústria – O ministro da Fazenda afirmou que a produção industrial brasileira irá “virar” e que o País vive hoje um “período de acomodação”.

“Eu acho que a gente vai virar a nossa produção industrial. Nós tivemos alguns anos com muito apoio, uma produção que foi muito mantida pelo crédito público. Acho que é um período de acomodação”, avaliou.

Para Levy, é preciso estimular a competitividade do setor de autopeças, ao se referir à crise enfrentada pela indústria automotiva. “Acho que independente dos estímulos que a indústria teve no passado, pode continuar sendo uma indústria importante. Principalmente a cadeia de fornecimento desta indústria, porque é ali que tem a diversificação da nossa base industrial”, afirmou.

Da Redação da Agência PT de Notícias