O governo federal instituiu, nesta quinta-feira (29), Dia da Visibilidade Trans, uma comissão interministerial de enfrentamento à violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT).
A comissão será composta pelo Ministério da Saúde, além das secretarias de Direitos Humanos, Mulheres e Secretaria-Geral da Presidência da República.
Entre 2011 e 2014, foram registradas mais de 7,6 mil denúncias de violação contra a população LGBT na Ouvidoria Nacional e do Disque 100.
O grupo deverá contribuir para a criação de políticas públicas, medidas para orientação e também adoção de providências para enfrentar a violência contra LGBT.
“É tarefa central de todos aqueles que se comprometem com a Pátria Educadora combater a violência seja qual for a sua forma”, defendeu a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti.
Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a criação da comissão ainda é um passo “simples”. No entanto, ele defende a ação como algo importante, que poderá garantir visibilidade ao enfrentamento à violência contra LGBT.
“É um ato de defesa da vida, que renova o nosso compromisso contra a violência”, afirmou o ministro da Secretaria-Geral, Miguel Rosseto.
Da Redação da Agência PT de Notícias