Entre 2013 e 2015, o governo federal entregou 133 mil cisternas a agricultores de baixa renda na região do semiárido brasileiro, por meio do programa Águas para Todos. As caixas d’água têm capacidade para armazenar até 16 mil litros e atender a uma família de até cinco pessoas, por um período de oito meses de estiagem.
Essa tecnologia de captação e armazenamento de água são do tipo calçadão e de enxurrada, barragens subterrâneas e, com modelos maiores, usadas em escolas, armazenam de 52 mil e 500 mil litros de água coletada no período de chuvas.
As cisternas melhoram a qualidade de vida das famílias e permitem aos agricultores conviver com a estiagem e continuar produzindo alimentos na região no período da seca.
Com a implantação das tecnologias sociais e políticas públicas, o programa Água para Todos assegura acesso a água para consumo humano e para a produção de alimentos e já garantiu água de qualidade para mais de 1,2 milhão de famílias.
O acesso à água melhorou a qualidade de vida e da saúde dos moradores do semiárido brasileiro. As maiores beneficiadas são mulheres e crianças, que caminhavam até seis horas do dia para buscar água.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “Portal Brasil“