O governo federal abriu, nesta quarta-feira (27), nova consulta pública sobre o decreto que vai regulamentar o Marco Civil da Internet no País. O texto estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da rede.
A minuta do decreto foi apresentada pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, das Comunicações, André Figueiredo, e da Cultura, Juca Ferreira.
Os interessados em colaborar poderão apresentar as sugestões até o dia 29 de fevereiro. Se houver necessidade, a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça informou que o prazo poderá ser estendido.
O texto, que foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em abril de 2014, já passou por outros processos de consulta pública no último ano.
Para o ministro José Eduardo Cardozo, o Marco Civil da Internet é uma referência mundial.
“O Marco Civil da Internet é uma referência para o mundo. Ele é inovador no conteúdo e na forma, pela participação da sociedade em sua elaboração. Por isso, adotamos a mesma metodologia para sua regulamentação”, avaliou o ministro.
Na avaliação do ministro da Cultura, o Marco Civil da Internet deverá ser atualizado constantemente.
“Não existirá o momento em que poderemos respirar e dizer ‘chegamos à regulamentação ideal’. A internet é um território em permanente evolução . Então, essa regulamentação terá que ser atualizada periodicamente”, explicou.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil
Governo lança consulta pública sobre Marco Civil da Internet
Interessados em colaborar com o texto poderão apresentar as sugestões até o dia 29 de fevereiro

Foto: Fotos Públicas