Na primeira etapa, os alunos farão aulas pela internet. Depois, os interessados poderão se inscrever para cursos presenciais. Para aqueles que já estudam alguma língua, o MEC oferecerá provas de nivelamento.
O primeiro processo seletivo, lançado nesta terça-feira (18), abre vagas para curso de francês online, o Français Sans Frontières. As inscrições poderão ser feitas entre 12h de sexta-feira (21) e 12h do dia 8 de dezembro. A capacitação será ofertada pela embaixada da França e elaborada pela escola de idiomas Aliança Francesa.
Para o curso de francês, serão oferecidas 1,5 mil senhas de acesso e distribuídas entre alunos de graduação e pós-graduação de universidades federais, estaduais e institutos federais credenciados ao programa.
Se a procura pelo curso for maior que a quantidade de vagas, o ministério fará a seleção baseado em critérios técnicos, como porcentagem de integralização dos créditos, pontuação mínima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros.
De acordo com o governo federal, há 121 instituições de ensino superior cadastradas no programa. São 63 universidades federais, 22 estaduais, 35 federais e uma faculdade federal.
Ainda segundo o MEC, serão publicados editais para cada idioma e apresentados requisitos para participação dos cursos. A intenção do programa é fortalecer o estudo de outros idiomas no Brasil e promover a internacionalização do País.
Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias