Partido dos Trabalhadores

Dilma quer ampliar diálogo com governadores para estabelecer pacto pela governabilidade

Presidenta Dilma Rousseff deve definir reunião com governadores na próxima semana. Reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) deve entrar na pauta de discussão

Presidenta Dilma, governadores e ministros durante lançamento do novo plano de investimento em logística. Foto: Lula Marques/Agência PT

Em agosto, o Congresso Nacional retomará as atividades no plenário. Para garantir a aprovação de medidas que possam ajudar a fortalecer as contas públicas do governo, a presidenta Dilma Rousseff pretende se reunir com os governadores para discutir um “pacto pela governabilidade” . A idéia é pedir apoio para que eles possam atuar junto às bancadas no Legislativo, e assim, assegurar as votações de projetos importantes para o governo.

A data do encontro ainda não foi confirmada pelo Palácio do Planalto, mas a expectativa é que o dia seja definido pela presidenta na próxima segunda-feira (27), durante a reunião de coordenação política.

A intenção é buscar apoio dos governadores nas propostas que estão em tramitação no Legislativo, como a que trata da resolução da unificação das alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e o projeto que regulariza o dinheiro não declarado de brasileiros no exterior.

No caso da reforma do ICMS, haverá uma compensação aos estados que vão perder com a unificação das alíquotas do imposto. A discussão com os governadores afetados com a proposta é importante para encontrar consenso sobre o assunto.

MP 683 – no dia 14 de julho, a presidenta Dilma Rousseff editou a Medida Provisória 683, que cria dois fundos que servirão para compensar os estados pelas futuras mudanças no ICMS, em discussão no Congresso.

Foram instituídos o Fundo de Desenvolvimento Regional e Infraestrutura (FDRI), que irá financiar projetos de infraestrutura voltados ao desenvolvimento regional e local, e o Fundo de Auxílio Financeiro para Convergência de Alíquotas do ICMS (FAC-ICMS), que será usado para compensar as perdas de arrecadação em decorrência da redução das alíquotas interestaduais do ICMS.

Apoio de governadores – A presidenta Dilma Rousseff recebeu, neste mês de julho, apoio dos governadores do Sudeste em relação à reforma do ICMS.

A solidariedade de governadores do Nordeste também foi apresentada em um manifesto à presidenta no último dia 17. Na Carta de Teresina, os gestores reiteraram que o País irá retomar o crescimento econômico e social. Eles também reforçaram apoio à legitimidade do mandato da presidenta Dilma Rousseff.

“Definitivamente, não será pela via tortuosa da judicialização da política, da politização da justiça ou da parlamentarização forçada que faremos avançar e consolidar o processo democrático”, informou a carta.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias