O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, inaugurou, nesta semana, a primeira central de compostagem do programa Feiras e Jardins Sustentáveis.
De acordo com a prefeitura da capital paulista, o pátio piloto foi criado para evitar que resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras) coletados nas feiras livres de São Paulo sejam descartados em aterros sanitários. Todo o material será reciclado e transformado em adubo ecológico. Além disso, o local servirá como referência para outros pátios e quatro centrais de compostagem que serão implantados na cidade em 2016.
“Esse equipamento é o primeiro da cidade de São Paulo. Para uma metrópole, é muito importante recolher os resíduos das feiras e descartar de forma correta, economizando o aterro sanitário. Temos estudos que mostram que podemos reduzir em 10%, 15% e 20% o volume do que é destinado hoje para os aterros”, explicou o prefeito.
“As pessoas não se dão conta do conjunto de ações voltados para a sustentabilidade de uma cidade que tem 12 milhões de habitantes, mas que pertence a uma região metropolitana que tem 22 milhões de pessoas. O que estamos fazendo aqui é paradigma para o mundo, não só para a América Latina”, disse Haddad.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Prefeitura de SP