A cidade de São Paulo ganhará mais uma ciclovia, neste domingo (28). O prefeito Fernando Haddad (PT) vai inaugurar, na ocasião, 3,8 quilômetros de ciclovia no canteiro central da Avenida Paulista.
A concentração de ciclistas e cidadãos está prevista para as 8h, na Praça do Ciclista (Paulista x Consolação). A avenida será aberta às pessoas a partir das 10h da manhã, com restrição aos carros em toda sua extensão, exceto no cruzamento com a Av. Brigadeiro Luis Antonio, para permitir que os ônibus desse eixo continuem cruzando a via. A estrutura já vem sendo usada por algumas pessoas desde o dia 18, quando foram retirados parcialmente os tapumes que isolavam a obra.
A ciclovia da Av. Paulista ajudará muita gente que pedala na cidade ou que pensa em começar. É esperada há muitos anos pelos cidadãos que utilizam bicicleta em São Paulo.
Grupos de ciclistas e moradores da capital criaram um evento no Facebook para mobilizar as pessoas a participarem da inauguração e fazer desse momento uma festa de paz e celebração à vida.
Os participantes, que convocam a todos para irem vestidos de branco e com as bicicletas enfeitadas, pretendem soltar 2 mil balões brancos e fazer um minuto de silêncio para os ciclistas que perderam a vida na avenida nesses anos sem ciclovia.
A festa atrairá pessoas de outras cidades e até de outros estados, que percebem que esse será um momento histórico na mobilidade por bicicletas do Brasil e se sentem parte dessa conquista.
E não é à toa: no mês de março, quando uma ação do Ministério Público Estadual de São Paulo tentava barrar a construção dessa e de todas as outras ciclovias da cidade, com o pedido inclusive de que a obra em andamento fosse desfeita, ciclistas de todo o país e de outras cidades do mundo se uniram para protestar contra essa arbitrariedade, que representaria um retrocesso tanto em termos de política cicloviária quanto de proteção à vida.
Ciclovias em São Paulo – Até o final de 2015, a Prefeitura de São Paulo vai implementar 400km de ciclovias. Até agosto de 2014, a cidade contava com 82,41km de malha cicloviária, vias segregadas exclusivamente para o deslocamento de ciclistas. Além disso, a cidade dispõe ainda com 120,8km de Ciclofaixa de Lazer.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Prefeitura de São Paulo e Vá de Bike