Mais de 30 comunidades indígenas e rurais dos 15 municípios de Roraima (RR) receberam, em 2014, a visita da equipe itinerante do Programa de Educação Previdenciária (PEP) da Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Boa Vista. As visitas beneficiaram cerca de sete mil segurados da Previdência Social.
A ação da equipe orienta a população com palestras, habilita benefícios e presta serviços previdenciários. O INSS concede pensões, aposentadorias, auxílios-doença e reclusão, salário maternidade, faz inscrição do contribuinte e agenda serviços.
Segundo o gerente-executivo do INSS, Antônio Edilton do Rosário, a Previdência Social tem a missão de levar os serviços e benefícios previdenciários a todos os trabalhadores e segurados brasileiros que residem nos mais remotos pontos do território nacional.
Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), mais de 62 mil indígenas de Roraima, dos quais 25 mil da etnia Yanomami, vivem em 32 terras indígenas homologadas.
A ação do INSS é feita em parceria com: a Justiça Itinerante (MJ), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Governo do Estado de Roraima.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil