Os R$ 29 bilhões investidos nos seis anos de existência do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS geraram 513,5 mil empregos diretos e indiretos, segundo levantamento da Caixa Econômica Federal.
Os empregos estão distribuídos por todas as regiões brasileiras, com destaque para Norte, Nordeste e Sudeste. Em muitos casos, os projetos ofereceram treinamento à mão de obra local. A Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia, é um exemplo disso.
Em operação desde o ano passado, a hidrelétrica será a sexta maior do País em potência instalada, capaz de suprir a necessidade de energia de 45 milhões de pessoas. O consórcio vencedor da obra detectou a carência de trabalhadores qualificados na região de Porto Velho para realizar as obras civis e capacitou 40 mil trabalhadores. Assim, a proporção de mão de obra local no canteiro da usina subiu de 30% para 80%.
Outro caso é o da Embraport, maior terminal privado de movimentação de contêineres do País, que opera no complexo portuário de Santos deste julho do ano passado. A empresa emprega 700 pessoas na região e investiu aproximadamente R$ 2 milhões na capacitação e formação de profissionais, totalizando mais de 80 mil horas de treinamento.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil