A coordenadora da Bancada Feminina do PT na Câmara, deputada federal Jack Rocha (PT-ES), divulgou nota na noite desta quarta-feira (6) em solidariedade à deputada Luiza Erundina (PSOL-SP). A parlamentar pelo estado de São Paulo, que tem 89 anos, foi internada na UTI de um hospital em Brasília na tarde de ontem após passar mal por ter sido desrespeitada por deputados bolsonaristas durante reunião na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDHMIR). Jack Rocha, além de uma comitiva de parlamentares de esquerda, visitou Erundina na noite de ontem.
Leia abaixo a nota oficial da deputada Jack Rocha:
Dia 5 de junho de 2024, um dia de violência e ódio na Câmara dos Deputados. Intolerância à divergência, ao debate de ideias, interdição da política e permissão ao desrespeito e agressão.
Acabamos de visitar a deputada Luiza Erundina, uma parlamentar respeitada em todo o País, e pela grande maioria da Casa. Internada em consequência do stress vivido na Comissão de Direitos Humanos, pela violência com que deputados da extrema direita a trataram. Uma mulher de quase 90 anos, chegou ao hospital, acompanhada pela deputada Daiana Santos, presidenta da comissão, em quadro de edema agudo de pulmão, com respiração agonizante caracterizando insuficiência respiratória aguda, tendo necessitado de atendimento de urgência. Permanece na UTI para acompanhamento, tratamento e cuidado.
Esta realidade não pode mais continuar. A democracia exige que o Parlamento brasileiro se dê o respeito, sustente os pilares democráticos, onde o debate e as divergências caibam e não se submetam à cultura do ódio e da eliminação do adversário.
Além de Jack Rocha, visitaram a deputada Luiza Erundina no hospital as parlamentares petistas Benedita da Silva (RJ), Camila Jara (MS), Juliana Cardoso (SP), Erika Kokay (DF), Ana Paula Lima (SC) e o deputado Reimont (PT-RJ).
De outros partidos também participaram da comitiva as parlamentares Daiana Santos (PCdoB-RS) – presidenta da CDHMIR -, Alice Portugal (PCdoB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Lídice da Mata (PSB-BA), Laura Carneiro (PSD-RJ) e o deputado Gervásio Maia (PSB-PB).
Do PT Câmara