Em Vitória, Espírito Santo, o candidato petista João Coser lidera a disputa pela prefeitura, de acordo com a pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Gazeta e divulgada na terça-feira (3).
Pelo levantamento, o deputado estadual João Coser tem 26% das intenções de voto, enquanto que Fabrício Gandini (Cidadania), candidato apoiado pelo atual prefeito da capital capixaba, alcançou 24%. O terceiro colocado, Delegado Pazolini (Republicanos), aparece com 18%.
A pesquisa mostra o crescimento da candidatura de João Coser a onze dias do primeiro turno da eleição municipal que ocorre em 15 de novembro. Na primeira rodada da pesquisa Ibope, realizada em 13 de outubro passado, Coser e Gandini estavam rigorosamente empatados com 22% cada um.
Na modalidade espontânea, onde os nomes das candidaturas não são apresentados aos entrevistados, o levantamento mostra um cenário muito parecido com a da estimulada, com Coser também liderando com 20% das intenções de voto, seguido por Gandini com 17% e Pazolini com 13%.
Os resultados da pesquisa atual, que foi realizada entre os dias 1 e 3 de novembro e ouviu 602 pessoas, também refletem os impactos das campanhas eleitorais das candidaturas na televisão e no rádio.
A campanha de Coser tem investido em relembrar aos eleitores as realizações dos seus dois mandatos como prefeito de Vitória no período de 2005 a 2012, além de apresentar novas alternativas para melhorar a vida da população da cidade, com prioridade para os mais vulneráveis e os micros e pequenos empreendedores..
Investir em inovação e fortalecimento do turismo
A campanha do candidato petista propõe recuperar a economia da capital, em meio às crises econômica e sanitária, através de programas como o “Território da Inovação”, que envolverá organizações produtoras de conhecimento, empresas aceleradoras de novos negócios, além de profissionais qualificados ou criadores e empreendedores, para reunir experiências e somar conhecimento na formulação de políticas de desenvolvimento.
De acordo com o programa econômico apresentado por João Coser, será preciso possibilitar a produção de bens e serviços para promover a geração de emprego e renda, que permita a redução da miséria, a promoção da equidade social e qualidade de vida para a população de Vitória.
Outra prioridade será a implementação de um conjunto de ações voltadas para as pessoas em situação de risco social e também para o micro e pequeno empreendedor. Entre as propostas está a criação de uma mentoria para pequenos negócios, que consiste na oferta de acompanhamento nas áreas jurídica, contábil e financeira voltadas para a gestão de pequenos negócios.
Coser também mira ampliar o investimento no turismo, que é outro fator de grande potencial econômico da capital capixaba, por se tratar de uma cidade litorânea que atrai turistas de vários estados brasileiros, principalmente da região Sudeste. A proposta da campanha é fortalecer o sistema municipal de turismo e assim também buscar a consolidação da identidade cultural do município, sua gastronomia e a instituição da cultura da paisagem.
Da Redação, com A Gazeta e Assessoria da campanha