O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou a direção e os integrantes da equipe da Rede Brasil Atual pelos 10 anos do portal. Em carta, ele parabeniza o trabalho da RBA, e valoriza o papel do site de notícias na batalha pela democratização do acesso à informação. Lula afirma que a primeira década completada é “motivo de orgulho para os trabalhadores”.
“Parabéns a toda equipe que faz jornalismo sério, comprometido com o Brasil e com a democracia”, escreve Lula. Ele também observou a “ousadia” do Sindicato dos Bancários de São Paulo e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que protagonizaram a criação da RBA, em maio de 2009.
O portal é um desdobramento do lançamento da Revista do Brasil, liderado pelos mesmos sindicatos há 13 anos, com adesão de dezenas de entidades representativas de diversas categorias, como químicos de São Paulo e do ABC, do setor de energia (Sinergia), saúde (Sindsaúde) e educação (Apeoesp e Sinpro-DF).
A revista circulou por 10 anos em edições impressas, e há dois anos o título é parte do conteúdo digital da RBA.
O portal é um canal de difusão do conteúdos da Rádio Brasil Atual e da TVT, veículos também mantidos pelos metalúrgicos do ABC e bancários de São Paulo. A produção jornalística do site é compartilhada por dezenas de sites e blogs do campo democrático, com afinidade editorial com a RBA, fazendo com que a informação tenha alcance ampliado em todo o país.
O veículo acompanhou as caravanas de Lula pelas regiões Nordeste, norte de Minas, Sudeste e Sul, entre agosto de 2017 e março de 2018. Cobriu a vigília por Lula Livre nos três dias que antecederam sua prisão, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 7 de abril do ano passado. E também a vigília mantida desde então por apoiadores do ex-presidente diante do prédio da Polícia Federal, em Curitiba.
Desde o último domingo (19), o site migrou seu conteúdo para um nova plataforma. O processo ainda passa por ajustes para que em breve todo o acervo jornalístico produzidos ao longo de uma década esteja disponível aos leitores.
“A RBA é um resultado de uma luta do movimento sindical pela democratização do acesso à informação”, afirma o ex-presidente Lula em sua mensagem.
Leia a íntegra da carta de Lula à RBA:
Queridos companheiros
Os 10 anos da Rede Brasil Atual são motivos de orgulho para os trabalhadores. A RBA é resultado de uma luta do movimento sindical pela democratização do acesso à informação.
Parabéns aos bancários e metalúrgicos que tiveram a ousadia de criar a Rede Brasil Atual. Parabéns a toda equipe que faz jornalismo sério, comprometido com o Brasil e a democracia.
Grande abraço do amigo de sempre. Lula.