O novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, reassume a pasta, nesta segunda-feira (12), em meio a crise desencadeada pela entrevista da ex-ministra Marta Suplicy ao jornal “Estado de S. Paulo”. Ao jornal, Marta criticou a gestão de Juca à frente do ministério.
Além disso, de acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”, Juca receberá uma série de reivindicações dos funcionários do ministério ainda nesta segunda. Eles pedem que o novo ministro devolva o protagonismo da pasta no âmbito das políticas públicas nacionais. Os servidores também solicitam uma gestão democrática, participativa e inclusiva.
Ainda segundo o jornal, o texto a ser entregue ao ministro apresentará críticas às ex-ministras Ana de Hollanda e Marta Suplicy. Para o Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal, não houve avanços para os servidores nas gestões das sucessoras de Juca.
Juca receberá o cargo da ministra interina, Ana Cristina Wanzeler, em cerimônia no Teatro Funarte, em Brasília. A solenidade de posse é aberta ao público e contará com a presença de artistas, grupos e coletivos culturais, movimentos sociais, representantes de Pontos de Cultura e de vários segmentos da diversidade cultural brasileira. Serão realizadas apresentações culturais dos grupos Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro e também da Orquestra de Laptops de Brasília.
O novo gestor da pasta foi ministro da Cultura no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre julho de 2008 e 2010. Juca era o atual secretário Municipal de Cultura de São Paulo.
Após ser empossado, o novo ministro se reunirá, às 15h, com secretários estaduais de Cultura de todo País. Depois, às 17h, ele participará de uma roda de conversa, aberta ao público e que será transmitida ao vivo pelo portal do Ministério da Cultura.
Da Redação da Agência PT de Notícias