Um dos juízes responsáveis pela Operação Zelotes será investigado pela Corregedoria Regional da Justiça Federal por suspeitas de atrapalhar o andamento do caso. Ricardo Augusto Soares Leite é titular da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília teria barrado diversos pedidos de prisão solicitados pela Polícia Federal e paralisado as interceptações telefônicas.
A Operação Zelotes, da Política Federal, é responsável por investigar uma quadrilha que atuava no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda. Formado por conselheiros e funcionários públicos, o grupo mantinha um esquema de fraude em votações cujo prejuízo é estimado em R$ 6 bilhões.
A atuação do magistrado será investigada a pedido da procuradora Regional da República Valquíria Oliveira Quixadá Nunes, integrante da força-tarefa criada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Segundo integrantes da força-tarefa da Zelotes, as investigações enfrentam dificuldades desde o início devido a ações de Leite. O juiz integra a única especializada em lavagem de dinheiro de Brasília e chegou a atrapalhar diligências caminhavam para comprovar crimes praticados por altos funcionários de bancos como o Safra, Bradesco e Santander.
A postura de Leite já havia sido criticada pelo coordenador da força-tarefa da Zelotes, o procurador Frederico Paiva. Em coletiva de imprensa, Paiva afirmou que a operação não sensibiliza a mídia e que o juiz tem um histórico de acúmulo de processos que deveria ser acompanhado de perto.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da revista “Carta Capital“