A Lei da TV Paga, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 2011, gerou um ganho foi imediato no estímulo à estética nacional e à reflexão sobre o país.
De acordo com um levantamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine), mais de 2 mil horas de programação foram veiculadas na TV paga brasileira em 2012 — o dobro do exibido no ano anterior, antes de a lei entrar em vigor.
No mercado de trabalho, a nova lei aumentou a oferta de empregos relacionados ao mundo da televisão, como roteiristas, atores e atrizes, cinegrafistas, técnicos de som, figurinistas e produtores. Isso ocorre porque a Lei da TV Paga estabelece um mínimo de 3 horas e 30 minutos semanais de produção local nos canais por assinatura. Em outras palavras, eles agora não podem ocupar a grade de programação somente com conteúdo importado.
A nova lei também ajudou o consumidor brasileiro, pois elevou a concorrência no setor. Ela permitiu que as concessionárias de telefonia usassem suas redes para fornecer serviços de TV por assinatura. O mercado dessa forma ganhou novos atores e, consequentemente, a concorrência aumentou.
Da Redação da Agência PT de Notícias