O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou que o governo está desenvolvendo um plano para atrair investidores estrangeiros para obras de infraestrutura. O anúncio foi feito em entrevista coletiva concedida após participar de reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washingt0n (EUA), neste sábado (18). Para Levy, o programa de concessões, que será lançado até maio, é reflexo da nova percepção do mercado internacional sobre o Brasil.
“As pessoas cada vez mais entendem o que estamos fazendo e o fato de o Brasil ter um rumo. Há uma grande torcida entre nossos parceiros, o que é natural e óbvio, porque o que é bom para o Brasil é bom para eles”, observou o ministro ao dizer que está mais confiante em relação a percepção de parceiros comerciais, especialmente sobre os ajustes executados pelo governo brasileiro.
“Há a percepção de que o Brasil está tomando ações. As pessoas veem que há um envolvimento de todas as esferas da sociedade, a presidente atuando, o Congresso”, disse Levy.
Sobre concessões, o ministro informou que o governo irá apresentar uma balanço de áreas que devem ser disponibilizadas para contratos de concessão. “Vamos fazer um arcabouço com as grandes áreas, os valores, e também tentaremos algum tipo de cronograma. Queremos que as pessoas entendam o quadro geral”, explicou.
Levy disse ainda que o governo desenvolve mecanismos para financiar os projetos de infraestrutura, com o apoio do Banco Mundial (Bird). “Infraestrutura no Brasil é um ganha-ganha. Tem um impacto na economia favorável, aumenta o nosso PIB (Produto Interno Bruto) potencial, é ótimo para a gente, e para aquele que confia no Brasil”, afirmou.
Da Redação da Agência PT de Notícias