Após a queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para disputar a final da Copa Sul-Americana na cidade de Medellín, na Colômbia, na madrugada desta terça-feira (29), causando ao menos 75 mortes, lideranças do Partido dos Trabalhadores demostraram apoio e condolências à equipe catarinense e às famílias dos jornalistas, tripulantes e outros passageiros da aeronave.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é um momento de dor para todos os brasileiros. “Envio minha solidariedade às famílias dos atletas e comissão técnica da Chapecoense, dos jornalistas, tripulantes e passageiros do voo acidentado na Colômbia. Espero que todas as torcidas do Brasil abracem o time catarinense e se unam neste momento de extrema dor para todos nós, brasileiros”.
A presidenta eleita Dilma Rousseff classificou o ocorrido como “trágico acontecimento”. “Neste momento de dor, manifesto minha solidariedade e meu mais profundo sentimento de pesar aos familiares e amigos das vítimas e ao povo catarinense”.
Rui Falcão, presidente nacional do PT, também lamentou o ocorrido. “Minha solidariedade aos familiares, amigos e torcedores por esta tragédia. #ForçaChape“.
Veja outras manifestações:
Paulo Pimenta (PT-RS), deputado federal
Lindbergh Farias (PT-RJ), senador
Gleisi Hoffmann (PT-PR), senadora
Patrus Ananias (PT-MG), deputado federal e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário
Pedro Uczai (PT-SC), deputado federal
Eduardo Suplicy, ex-senador e vereador eleito por São Paulo (SP)
Benedita da Silva (PT-RJ), deputada federal
Luizianne Lins (PT-CE), deputada federal
PT de Santa Catarina
Santa Catarina amanheceu cinza, sem brilho, sem o verde da nossa Chapecoense. Era para ser um dia que teríamos muito que torcer e comemorar, mas a notícia de uma tragédia sem precedentes no futebol brasileiro deixou todos consternados. Na madrugada desta terça-feira (29), um acidente aéreo vitimou a delegação da Chapecoense, dezenas de jornalistas e tripulantes. O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina (PT-SC) vem por meio desta nota, manifestar seu profundo pesar.
A Chape, orgulho do povo catarinense, voava para Medellín onde disputaria a primeira final da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, dia 30, contra o Atlético Nacional. O avião acabou caindo em Antioquia, na Colômbia e resultou na morte de 75 pessoas, abalando o mundo do futebol.
Força ao povo de nossa Santa Catarina, este é o momento em que todos devemos nos unir na dor e apoio aos familiares e amigos das vítimas.
Claudio Vignatti,
Presidente do PT-SC
PT no Senado
A Bancada do PT no Senado está chocada com o terrível acidente aéreo que vitimou o heroico time da Associação Chapecoense de Futebol e mais de 20 jornalistas que acompanhavam a delegação a Medellín, na Colômbia.
Trata-se do maior acidente aéreo da história do futebol mundial, uma enorme tragédia que enluta não apenas a pequena Chapecó, mas o Brasil inteiro e toda a comunidade futebolística internacional.
Por uma cruel ironia do destino, essa tragédia ocorre no melhor momento do time da Chapecoense, um símbolo de luta, dignidade e superação.
A Bancada do PT no Senado se junta, comovida, às preces pelos sobreviventes e às mensagens de condolências às famílias enlutadas de todas as vítimas.
A todos manifestamos a certeza de que o exemplo de superação da Chapecoense permanecerá e nos inspirará nos momentos mais difíceis. O espírito indomável da Chapecoense vive.
Por último, a Bancada do PT no Senado lamenta que, ante tamanha tragédia, de dimensões internacionais, a Presidência do Senado Federal não tenha cancelado a reunião deliberativa desta data, em sinal de respeito à dor do povo brasileiro é àqueles que deram sua vida representando o futebol do Brasil no mundo.
Da Redação da Agência PT de Notícias