O linguista Noam Chomsky divulgou um vídeo no qual defende o direito de Lula ser candidato e que o povo deve decidir sobre isso nas urnas. As palavras de Chomsky foram divulgadas no encontro de artistas e intelectuais com Lula na quinta (18) em São Paulo.
Chomsky não só defende Lula, como fala do grande potencial do Brasil enquanto nação e da necessidade de seguir a democracia para que esse potencial seja alcançado.
“Com tudo indicando que Lula é a figura mais popular do Brasil e muito provavelmente seria eleito em eleições justas, é no mínimo apropriado que ele seja permitido a se candidatar para que o povo brasileiro possa expressar seu próprio julgamento na candidatura.
Um século atrás, analistas norte americanos descreveram o Brasil como o potencial Colosso do Sul e em comparação com o Colosso do Norte, “um poderoso domínio de potencialidades ilimitadas” foram as palavras que eles usaram.
O Brasil ainda precisa preencher essas expectativas, apesar de que sob o governo de Lula, com a participação habilidosa de seu Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o Brasil se tornou provavelmente o mais respeitado ator no cenário internacional.
O potencial é real e pode ser atingido, com grandes consequências para toda a América Latina, e claro, para todo o mundo. A situação atual mundial não pode deixar de nos lembrar a observação de Antonio Gramsci, do que ele chamou de um ‘tempo dos monstros’ onde o velho mundo está morrendo e o novo mundo tenta nascer.
O Brasil pode ser um protagonista nessa batalha para criar um mundo de justiça e paz, mas para fazer isso ele deve cumprir seus princípios democráticos e garantir que a voz das pessoas não seja silenciada”.
Da redação da Agência PT de notícias