Partido dos Trabalhadores

Luciano Cartaxo: experiência política para fazer mais e melhor por João Pessoa

Nesta terça (13), o Café PT entrevistou o candidato petista à prefeitura da capital paraibana. Deputado estadual, Cartaxo foi prefeito duas vezes e vereador de João Pessoa por quatro mandatos, além de vice-governador

Reprodução/vídeo

Luciano Cartaxo hoje é deputado estadual pelo PT

Luciano Cartaxo, candidato a prefeito pelo PT em João Pessoa, capital da Paraíba, foi o entrevistado desta terça-feira (13) no programa Café PT, exibido pela TvPT.

A forte trajetória política de Luciano Cartaxo garante a ele a experiência necessária para governar uma das mais importantes cidades da região Nordeste. Luciano  foi prefeito da capital paraibana por duas vezes, depois de ser vereador por quatro mandatos consecutivos, foi vice-governador do estado e hoje é deputado estadual pelo PT.

Ao Café PT ele fala sobre as suas expectativas com relação à eleição na capital paraibana e a parceria com o governo do presidente Lula.

“A minha expectativa é o melhor possível nesse momento. Nós acreditamos que é plenamente possível repensar as eleições de João Pessoa, implementar políticas públicas que estejam em sintonia com o governo do presidente de Lula. Nós sabemos que João Pessoa tem orçamento próprio, mas nada melhor do que ter um presidente parceiro, um presidente amigo, um presidente que gosta de cuidar das pessoas. O presidente Lula, com certeza, tem um carinho muito especial pelo Brasil, principalmente pelo Nordeste, então o apoio do presidente Lula vai ser fundamental pra gente avançar em muitas coisas importantes”, adianta ele.

Luciano Cartaxo resgata alguns dos benefícios realizados durante as suas gestões passada. “Quando fui prefeito em João Pessoa eu entreguei dez mil habitações na nossa capital, o maior programa habitacional da história de João Pessoa. Na educação infantil nós fizemos uma rede de creches na cidade, todas em tempo integral, com cinco refeições por dia, com a qualidade da alimentação escolar, premiada inclusive pelo MEC, material escolar de primeira, professores capacitados, então foi uma marca muito importante as nossas gestões”, destaca.

Segundo Cartaxo, João Pessoa hoje é uma cidade com mais de 900 mil habitantes, que chegam a mais de 1 milhão quando se inclui a região metropolitana.

“Na área da saúde, eu deixei a prefeitura com três UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) funcionando com atendimento na área de urgência, emergência 24 horas por dia, equipei, estruturei, contratei funcionários. Fiz um concurso público para as nossas UPAs. Então, a gente conseguiu investir muito na saúde, fez o hospital Prontovida, durante a pandemia eu abri esse hospital, além de ampliar as policlínicas da nossa cidade. Então agora a nossa missão é voltar a fazer mais, fazer melhor. Queremos ampliar também a nossa bancada de vereadores na Câmara Municipal, pois é importante uma bancada que dê suporte à nossa gestão para melhorar a qualidade da vida da população”, avalia.

Prioridades na saúde, educação e mobilidade urbana

Durante a entrevista ao Café PT, Luciano disse que na área da saúde a sua gestão pretende construir mais duas UPAs que funcionem de forma regionalizada, pois é preciso que em cada região tenha pelo menos uma UPA funcionando.

“Nosso compromisso é fazer mais duas UPAs na cidade de João Pessoa. E nós vamos fazer mais  um hospital de urgência e emergência, um hospital geral, para desafogar o Hospital Ortotrauma de Mangabeira que temos aqui, na área da ortopedia. E que já existe uma demanda muito forte neste sentido. Nós também vamos dobrar o número de policlínicas na capital, que têm um papel importante na saúde da população. Também vamos melhorar e estruturar o PSF (Programa de Saúde Familiar) nas Unidades Básicas de Saúde, que a atual gestão da cidade abandonou. Então nós vamos reestruturar o sistema de saúde, começando pela atenção básica até o atendimento hospitalar, esse é o nosso desafio”

Na área da educação, Luciano Cartaxo afirma que pretende investir em escolas de tempo integral. Segundo ele, quando foi prefeito da capital, construiu 38 escolas de tempo integral , “onde as crianças estudavam na parte da manhã e na parte da tarde tinha acesso a políticas de saúde, esporte, cultura e lazer. E agora a gente viu que o atual gestor fechou a metade dessas escolas e nós vamos reabrir e fazer outras ainda”, ressalta.

Outro compromisso apresentado por Cartaxo em seu plano de governo é com relação à mobilidade urbana, onde ele se compromete a implantar o projeto “Tarifa Zero”, a exemplo de mais de 100 municípios no Brasil que já implementaram a idéia. “Eu já conversei com o deputado federal Jilmar Tatto, que é um especialista no assunto, e nós estamos pautando esse debate como proposta para implatnar de forma progressiva a Tarifa Zero em João Pessoa, para permitir às pessoas que se desloquem com mais facilidade, conhecer a cidade, favorecer o comércio e permitir ao povo um transporte gratuito para que possa ter acesso à cultura, ao lazer e promover o turismo”, afirma.

Assista no vídeo abaixo a íntegra do programa Café PT exibido nesta terça-feira (13)

Participação popular e revitalização do centro histórico

O candidato do PT ressalta ainda a importância do orçamento participativo para que as decisões da gestão municipal possam ir de encontro aos interesses populares. “Entendemos que o gestor precisa estar perto do povo, ele precisa compreender que, enquando o gestor, não é a vontade dele que vai prevalecer, nem de um grupo político e nem de um secretário. É preciso ter sempre essa sensibilidade de ouvir a população, por isso que a gente tem o orçamento participativo, para partir dele como referência, para que a gente possa colocar em prática as políticas públicas em favor da população”, argumenta.

Outro projeto apresentado pela candidatura de Luciano Cartaxo é a revitalização do centro histórico de João Pessoa

“João Pessoa é a terceira capital mais antiga do país. Nós estamos propondo um projeto de revitalização dos espaços do centro da nossa capital.Na nossa primeira gestão, nós tivemos já a revitalização do centro, de tornar um parque, um espaço de lazer, de convivência, de bem-estar, onde tinha casamento, aniversário, piquenique. Hoje, infelizmente, depois de todo esse investimento que nós fizemos, o local se encontra abandonado. Então nós vamos revitalizar todos os espaços públicos do centro da nossa capital. Vamos fazer um investimento também nas calçadas para ficarem padronizadas, com o centro histórico completamente iluminado para gerar mais segurança para que as pessoas possam circular no território. Nós vamos levar políticas públicas na área da cultura e levar ao centro histórico”, propõe ele.

Candidata a vice e políticas públicas para mulheres

Sobre as políticas públicas para as mulheres propostas pela candidatura, Luciano Cartaxo aproveitou para falar sobre a candidata a vice-prefeita em sua chapa, a também petista Amanda Rodrigues que, segundo ele, irá contribuir e muito nessa questão que será prioridade em seu futuro governo.

“Amanda Rodrigues é uma militante do Partido dos Trabalhadores, que tem um papel importante, não só na composição da chave, mas nos ajudará a fazer uma grande gestão. Ela já teve a oportunidade de ser secretária de estado da Paraíba, secretária de Finanças, depois ela também foi secretária de um programa muito importante de geração de emprego e renda, através do Microcrédito, portanto ela tem uma experiência importante nessa área. Também recentemente atuou no Ministério da Saúde, portanto, ela sabe também da importância da política pública de saúde na gestão municipal. Então nós vamos ter uma mulher que vai ter um papel muito fundamental na organização da gestão municipal”, enfatiza.

“Quando fui prefeito aqui na cidade, eu criei a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres,que  foi fundamental para que a gente pudesse ter um espaço de elaboração de ações nessa área e que agora, se Deus quiser, nós vamos avançar muito mais na área para entendermos que é fundamental a questão da autonomia para as mulheres. Por exemplo, quando a gente fala na questão das creches, não é uma política meramente da área da educação, pois é importantíssimo, porque assegura à mulher também essa oportunidade de poder buscar o mercado de trabalho, não ficar na dependência de ninguém, então isso é uma política muito importante, mas a gente vai avançar também em relação a outras ações fundamentais”, afirma.

Da Redação