Partido dos Trabalhadores

Lucinha Barbosa assume como deputada estadual pelo PT da Bahia

Secretária Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT, Lucinha do MST substitui a também petista Maria Del Carmem, que licenciou-se do mandato

Jonas Santos

Lucinha Barbosa foi empossada como deputada estadual na Assembleia Legislativa da Bahia na quarta-feira (31)

A secretária nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT, Lucinha Barbosa, também conhecida como Lucinha do MST, foi empossada como deputada estadual do PT na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (31).

Lucinha Barbosa assumiu a cadeira de Maria Del Carmen, também do PT, que pediu licença do seu cargo.

Durante o ato de posse, Lucinha fez um agradecimento ao apoio recebido dos movimentos sociais, elogiou o governador Jerônimo Rodrigues por dar mais protagonismo às mulheres em sua gestão e parabenizou a atuação das parlamentares do PT na Alba, em nome da deputada licenciada Maria Del Carmen.

A nova deputada petista lembrou que a sua chegada ao parlamento se deve ao grande  esforço da sua campanha em 2022, e reforçou a importância da sua nova tarefa política à frente do mandato parlamentar.

“Estamos adentrando uma nova tarefa política, dentro desse nosso grande projeto que é junto com o nosso presidente Lula, com o nosso governador Jerônimo Rodrigues aqui, de continuar fortalecendo os espaços de poder que a gente tem com a nossa presença, com o campo, com a cidade, mas sobretudo presença de mulheres e de homens, vinculada às organizações populares. E ontem aqui, na verdade, essa semana a Bahia, o conjunto das nossas organizações está em festa porque a gente ficou, fizemos uma disputa eleitoral no pleito de deputado estadual e nós conseguimos caminhar por essa Bahia fora, chegando a ter 44 mil votos. E dos 417 municípios nós fomos votados em mais de 380 municípios”, ressaltou.

Leia mais: Agricultora familiar, Elisangela Araújo (PT-BA) é empossada na Câmara

Compromisso reafirmado

Ela reafirmou o compromisso do seu mandato com as organizações populares e com a defesa das pautas do campo e da cidade.

“A nossa companheira, deputada Maria Del Carmen, precisou pedir uma licença, e a gente está assumindo no lugar dela esse nosso mandato, o mandato sem terra, o mandato das mulheres negras, do campo e da cidade, com o nome Lucinha do MST, mas a gente agrega um tanto de outras pautas do campo e da cidade aqui no estado da Bahia”, disse Lucina.

“Tomamos posse formalmente e agora a gente já continua a vida aqui na Assembleia Legislativa para poder ser a voz de todas essas nossas organizações populares que acompanharam a nossa campanha, que acredita no nosso projeto e que vive a utopia dessa construção de um horizonte alargado para a classe trabalhadora como todo. É o mandato sem terra, das mulheres pretas do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras que só tem nos orgulhado em fazer com que companheiros e companheiras da roça, do quilombo, das aldeias cheguem nos verdadeiros espaços de conta real do poder na sua localidade”, acrescentou.

Lucinha Barbosa é natural da cidade de Eunápolis, no Sul da Bahia. Por anos, esteve à frente da direção estadual e nacional do MST. No governo da Bahia foi a primeira secretária de Mulheres no governo de Jaques Wagner, e no de Rui Costa, foi secretária de Igualdade Racial. Hoje, é suplente de deputada estadual e secretária Nacional de Movimentos Populares pelo Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores.

Leia mais: Governo Lula lança Guia Eleitoral para candidaturas femininas e negras

Da Redação