Partido dos Trabalhadores

Lúdio Cabral vai reestruturar a saúde e enfrentar crise climática em Cuiabá

Plano participativo de governo prevê parcerias com governos federal e estadual para garantir avanço da cidade

Divulgação

Lúdio e Rafaela: soluções modernas e sustentáveis para mitigar os efeitos da crise climática

A saúde é o tema central no plano de governo participativo do candidato a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), e de sua vice, Rafaela Fávaro (PSD). Para melhorar as condições de saúde da população, a coligação “Coragem e Força pra Mudar” vai reestruturar a Secretaria de Saúde, organizar a rede de atenção básica e realizar um grande mutirão para zerar as filas.

Em parceria com o governo federal e com o governo estadual, Lúdio também quer reformar e construir novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas, centro de saúde, UPAs, SAE, Laboratório Municipal e CAPS, ampliando os atendimentos.

Leia mais: Com o apoio de Lula e Gleisi, PT aposta em Lúdio Cabral para 2º turno em Cuiabá

“Dá para fazer com qualidade. Eu sei como fazer, sou médico, tenho uma vida inteira dedicada à saúde pública e nós vamos cuidar da saúde e mudar de verdade a vida das pessoas”, diz o candidato.

Arborizar a cidade para enfrentar a mudança do clima

Para melhorar a qualidade de vida da população, que sofre com sucessivas ondas de calor, Lúdio vai arborizar a cidade, restaurar áreas de preservação ambiental (APAs) e recuperar nascentes para assegurar que a água continue fluindo pelo Rio Cuiabá Rio Coxipó, Ribeirão do Lipa e pelos 29 córregos urbanos que cortam a cidade. “Senão daqui a alguns anos nós teremos rede de água, teremos estação de tratamento, mas não teremos água para captar”, diz Lúdio.

Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.

Neste contexto, a energia solar é outra solução importante. Serão construídas 20 mil casas populares em parceria com o Governo Federal, por meio do Minha Casa Minha Vida, todas equipadas com placas fotovoltaicas.

A instalação dos equipamentos será feita por cooperativas, garantindo redução na conta de luz para os moradores e para pequenos empreendimentos. “Vamos capacitar as pessoas do próprio bairro para que possam fazer a instalação das placas”, pontua Lúdio.

Mobilidade Urbana e educação de qualidade

Para a mobilidade urbana, o plano prevê a realização de estudos para melhorar o fluxo de veículos e reduzir acidentes e a execução de 300 quilômetros de pavimentação das vias. Além disso, melhorar o transporte coletivo com a reorganização do sistema de linhas de transporte coletivo e ampliação da frota de ônibus com veículos novos equipados com ar-condicionado e movidos a eletricidade.

Conheça as novidades da Casa 13 para as eleições municipais clicando aqui.

Na educação, o objetivo é erradicar o analfabetismo e universalizar o acesso de crianças às creches em tempo integral e em horário estendido, localizadas próximas às moradias, por meio da abertura de salas em parceria com entidades da sociedade civil e por meio da construção de novas unidades escolares.

O candidato também vai garantir a aplicação de, no mínimo, 30% dos recursos vinculados à educação como previsto na Lei Orgânica do Município de Cuiabá.

Modernização da economia

Em paralelo às mudanças estruturais, a cidade também vai passar por um processo de modernização da economia. Por meio de parcerias com universidades e institutos de pesquisas, como a Embrapa, a proposta é vocacionar a produção agropecuária da região. Da mesma forma, o terceiro setor será aliado na capacitação de microempreendedores individuais (MEIs), deixando-os prontos para acessar mercados, serviços financeiros e programas de microcréditos.

A partir do Plano de Governo Participativo, essas e outras propostas se integram na construção de uma cidade bem estruturada e garantidora de direitos com os serviços e programas continuados de prevenção, atenção e inclusão das pessoas com deficiência, empobrecidas, negras, idosas, crianças e adolescentes, mulheres, LGBTQIA+, em situação de rua, povos tradicionais e aquelas em situação de vulnerabilidade e risco social.

Acesse o plano de Lúdio e Rafaela registrado no TSE clicando aqui.

Da Redação