O jornal espanhol “El País” destaca a trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reportagem especial em comemoração aos 40 anos do veículo. O texto, publicado em 29 de dezembro de 2015, elenca as inúmeras conquistas e fatos marcantes dos dois mandatos do petista na presidência do Brasil.
Na matéria “O Brasil de Lula”, o redator do “El País no Brasil”, Juan Arias, afirma que o ex-presidente brasileiro “chegou causando medo” no mercado financeiro, mas surpreendeu ao escolher como vice-presidente o empresário José Alencar (falecido em 2011) e tranquilizou a todos com a “Carta ao povo do Brasil”.
Ao prometer fazer uma “política econômica ortodoxa”, afirma o jornalista, Lula governou com “forte compromisso social” e conseguiu tirar da miséria mais de 40 milhões de pessoas, ao mesmo tempo que fez crescer o emprego e domar inflação.
“O que a história não deixará de reconhecer é que Lula foi o primeiro que fez a grande massa de pobres, anônima, sem cidadania, sempre na sombra, levantar a cabeça para dizer ‘eu existo'”, declara.
Ao ressaltar que Lula propiciou ao Brasil uma transformação econômica e social sem precedentes, que transformou o País em uma potência, a publicação mostra uma seleção de reportagens marcantes sobre a Era Lula.
“Lula se tornou o presidente mais popular se seu país. Com ele no poder, foi erradicada da pobreza, a classe média trabalhadora foi consolidada e o Brasil foi colocado em uma posição reconhecida internacionalmente”, pontua.
Da Redação da Agência PT de Notícias