O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado, neste domingo (7), pelo prefeito de Roma, Ignazio Marino. Lula recebeu a Lupa Capitolina, símbolo da cidade italiana, na sala Júlio Cesar, no centro histórico da capital.
“A cidade de Roma está honrada em lhe conceder o símbolo máximo desta antiga e esplêndida cidade, capital da paz e da misericórdia, a Lupa Capitolina”, disse o prefeito Marino a Lula.
Ao agradecer a homenagem, Lula elogiou os movimentos sociais e religiosos italianos e voltou a falar sobre as conquistas do povo brasileiro nos últimos 12 anos.
“Eu sou muito grato por tudo que vocês fizeram pelos movimentos sociais brasileiros”, disse.
Além disso, Lula ressaltou a importância de a juventude participar das deciões e da política do País.
“É muito importante que as pessoas compreendam que fora da política é muito difícil que tenha uma solução para os problemas que enfrentamos. Toda a vez que tentamos negar a política, o que aconteceu depois foi pior”, afirmou.
“Quem sabe o político honesto e trabalhador que você espera não está dentro de você? Então participem da política. Participem reclamando e protestando, mas participe também construindo. Porque uma coisa é quando a gente está de fora criticando, outra coisa é ter que resolver as coisas”, conclamou o ex-presidente.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Instituto Lula