A pouco mais de duas semanas para o segundo turno, a campanha de Evandro Leitão à Prefeitura de Fortaleza (CE) não tem medido esforços para garantir que o petista derrote o bolsonarismo capital cearense. Na noite desta sexta-feira (11), um grande comício foi realizado na Praça do Ferreira, no centro da cidade, com as presenças do presidente Lula, do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e de lideranças do PT como a deputada federal (PT-CE) Luizianne Lins. O ato reuniu milhares de militantes e apoiadores, num claro sinal de que a legenda seguirá amealhando apoios pelos quatro cantos de Fortelaleza até a vitória no próximo dia 27 de outubro.
“Só pelo fato de ter sido indicado por Camilo Santana, pelo governador Elmano e até mesmo pelo Cid Gomes, eu posso dizer a vocês que não tem ninguém melhor do que Evandro Leitão para governar Fortaleza”, discursou o presidente Lula, no comício.
“Alguém que é candidato em Fortaleza tem que dizer como vai cuidar do povo na cidade. Da saúde, da educação, do transporte. Uma pessoa que quer governar uma cidade como Fortaleza, não pode ficar falando bobagem, fake news”, alertou Lula, em referência direta ao bolsonarismo representado pelo opositor de Evandro. “Tem que dizer o que fará para melhorar a vida povo”.
“O povo sabe a diferença de quem governa com ele. O povo tem que participar da elaboração do orçamento da cidade, é quem tem que dizer pra onde vai o orçamento da prefeitura”, argumentou o petista. “O Evandro vai ganhar as eleições e vai governar conversando com o povo”.
“Não queremos mais governador ruim, não queremos prefeitos ruins”, advertiu Lula. Queremos gente que reconheça as qualidades do povo. Não queremos pessoas para destruir, queremos gente para construir”.
O presidente encerrou o comício afirmando que Evandro terá as portas do Palácio do Planalto abertas para parcerias com a prefeitura e o governo estadual, reforçando o caráter de respeito ao pacto federativo de sua gestão.
“Time fascista”
No ato, Evandro Leitão criticou duramente o bolsonarista André Fernandes, acusando-o de esconder o padrinho político na campanha. “Eu não escondo meu time”, reagiu. “Ele vai ter que botar a cara dele e dizer que time ele faz parte. É o time que nega a ciência, que desrespeita as mulheres, que desrespeita as pessoas com discurso de ódio, é o time fascista”.
Confira a galeria de fotos do comício:
Camilo Santana reforçou as críticas: “Fortaleza não pode ser entregue ao que há de pior na política desse país, que é o ódio, a intolerância, a falta de respeito as mulheres, a falta de respeito aos mais pobres, às minorias. Esse é o candidato que representa o Bolsonaro aqui no Ceará, em Fortaleza”, disse.
Leia mais: Gleisi exalta fortalecimento do PT nas eleições municipais
Já o governador Elmano de Freitas destacou que o comício é um marco para a vitória de Evandro. “Vamos derrotar o bolsonarismo na cidade de Fortaleza. Porque essa cidade tem uma história de rebeldia, acredita em políticas que olhem para os mais pobres”.
Da Redação, com Diário do Nordeste