“Lula está bem, animado e confiante e tem certeza de que vai sair da prisão, vai ser candidato e será eleito presidente da República“. O recado foi transmitido pelo padre André Marmilicz, da paróquia de Santa Cândida, bairro de Curitiba onde Lula está há 126 dias como preso político. “A gente vê que ele tem uma grande fé, é um homem de convicções, um caráter extraordinário”, disse o padre.
O pároco relatou que conversou com Lula sobre a importância de manter vivo o sonho. “Perguntei a ele o que é sonhar e ele disse que não sonha à toa, que o sonho não é uma coisa aérea, mas é a transformação da realidade”, contou. “Ele disse que não tem nada que vai faze-lo desistir. Os sonhos não estão mortos, estão mais vivos que nunca”, completou.
Ao invés de abate-lo, a prisão política tem animado Lula a continuar a luta para derrotar o golpe e restabelecer a democracia no País. “Ele me disse: podem ter certeza de que estou acumulando mais vontade de continuar lutando por um País melhor”, disse o padre André.
Lula manifestou grande satisfação com a Vigília que apóia de perto sua libertação, contou o pároco. “Ele externou grande alegria com esse movimento e disse: isso me motiva a continuar lutando, me inspira a continuar acreditando na luta para salvar esse País”, afirmou.
Nas segundas-feiras Lula tradicionalmente recebe uma visita espiritual. Pastores, padres, pais de santo e monges já estiveram com o ex-presidente para esse apoio religioso. “Hoje tive essa alegria de estar com ele. Ele está muito tranquilo e sereno. Fiquei impressionado com a energia e a força que ele passa, apesar da limitação de liberdade”, concluiu o padre André.
Por Luis Lomba, direto de Curitiba para a Agência PT de Notícias