O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está no Rio Grande do Sul (veja no video abaixo) com uma comitiva de autoridades dos Três Poderes. Lula vai tratar de medidas de socorro ao estado em razão das fortes chuvas que causam uma enchente histórica nas cidades gaúchas.
“Chegamos no Rio Grande do Sul para fortalecer o trabalho de apoio ao povo gaúcho que vem sendo feito pelo governo federal, estadual e pelas prefeituras”, afirmou Lula em suas redes sociais, anunciando a sua chegada no Rio Grande do Sul.
SAIBA MAIS: Veja a lista das ações realizadas pelo Governo Federal
O presidente desembarcou em Canoas acompanhado por 13 ministros de Estado, pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, e também pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, além de outros ministros de Estado a autoridades federais.
Sala de Situação no Planalto
O presidente esteve Rio Grande do Sul na última quinta-feira (2/5), onde se reuniu com autoridades locais e afirmou que não faltarão recursos federais para atender o estado. O presidente também determinou foco 24 horas por dia no socorro aos gaúchos.
Após o retorno do presidente Lula da primeira visita ao estado, o Governo Federal instalou uma Sala da Situação no Palácio do Planalto para concentrar as equipes de 17 ministérios e das Forças Armadas, além de outros órgãos, que atuam no apoio ao Rio Grande do Sul.
Entre as ações do Governo Federal ao estado atingido pelas fortes chuvas estão salvamentos e auxílio humanitário, envio de kits de medicamentos, convocação de profissionais de saúde, desbloqueios de estradas, reconstrução de estruturas, monitoramento de barragens, recuperação da transmissão de energia, articulação com empresas do setor de logística e 32 helicópteros empregados nos trabalhos de resgate.
Balanço – Segundo o balanço divulgado pelo Governo do Rio Grande do Sul, às 18h deste sábado (4/5), o número de municípios afetados diretamente pelas fortes chuvas subiu para 317, o que representa 63,7% de todos os 497 municípios gaúchos.
Combate às fake news
Desde que as fortes chuvas começaram a causar destruição no Rio Grande do Sul, passaram a circular nas redes dados inverídicos sobre ações e investimentos e notícias que insinuam uma suposta ausência do Governo Federal no estado. Para combater a onda de desinformação, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República criou uma página especial que reúne cada etapa, quase em tempo real, das ações integradas para enfrentar as consequências das inundações que vitimou os gaúchos.
Da Redação, com AgênciaGov e Secom