Partido dos Trabalhadores

Lula, na Avenida Paulista: “É para dar a vitória ao número 50 em São Paulo”

Ovacionado pela multidão que ocupou a Avenida Paulista neste sábado (5), Lula participou da “Caminhada da Vitória”, último ato da campanha de Boulos e Marta à prefeitura de SP antes do primeiro turno

Ricardo Stuckert

A partir da esquerda, Marina Silva, Guilherme Boulos, Luiza Erundina, Lula, Janja e Marta durante a caminhada

O presidente Lula, a primeira-dama, Janja, e o secretário nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado federal Jilmar Tatto (SP), entre outros representantes do campo democrático, participaram, neste sábado (5), na Avenida Paulista, da “Caminhada da Vitória”, último ato da campanha de Guilherme Boulos (PSOL-SP) à prefeitura de São Paulo antes do primeiro turno das eleições. O deputado federal conta com o respaldo e a experiência de sua vice, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), cuja gestão (2001-2005) é considerada a mais bem avaliada pelos paulistanos em 40 anos, de acordo com o Datafolha.

Trajado de vermelho e bastante animado, Lula subiu no carro de som e acenou para os eleitores, ao lado de Boulos e Marta. Mas o presidente também parou para cumprimentar e abraçar as pessoas que lotaram o ato. “É para dar a vitória ao número 50 em São Paulo”, disse o petista, em tom de confiança. A “Caminhada da Vitória” teve ainda as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP), do presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA), Paulo Okamotto, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP), e da deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP), que também já foi prefeita de São Paulo (1989-1993).

Correligionária de Boulos, Erundina recebeu um abraço caloroso do candidato, em sinal de respeito e carinho por uma das figuras mais importantes e longevas da esquerda brasileira. “Olha quem é 50, olha quem é 50”, enfatizou a deputada, ao erguer uma placa com o número. “Olha quem me traz aqui, olha a minha honra”, respondeu Boulos.

Leia mais: Gleisi cumpre agendas no litoral do Paraná para fortalecer candidaturas do Time do Lula

Marta, por sua vez, demonstrou a mesma animação de Lula. No meio da Paulista lotada, ela acenou, mandou beijos e também parou para cumprimentar seus apoiadores. “Ô, Marta, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”, repetiam os eleitores, em coro uníssono.

Confira a seguir mais imagens da “Caminhada da Vitória”:

Vitória da civilidade

A última pesquisa Datafolha dava a Boulos a liderança na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes, com 26% das intenções de voto. O atual prefeito da capital paulista e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), aparece em segundo lugar na sondagem, com 24%, mesmo percentual apresentado pelo ex-coach Pablo Marçal (PRTB). Na noite desta sexta-feira (4), Boulos anunciou que vai pedir a prisão de Marçal por ter apresentado laudo médico falso alegando que o candidato do PSOL é usuário de cocaína.

“O dono da clínica do documento que ele publica tem vídeo com Pablo Marçal, é apoiador dele. Ele falsificou um documento com um CRM de um médico que faleceu há dois anos para que ninguém fosse responsabilizado”, denunciou Boulos.

Conheça o Time do Lula clicando aqui.

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, Luiz Teixeira da Silva Junior, dono da clínica que emitiu o laudo falso, a Mais Consulta, já foi condenado por falsificar o diploma de medicina. A sentença, confirmada em 2021 pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, sustenta que ele utilizou documentos fraudulentos para se inscrever no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremes-RS).

Por meio da rede social Bluesky, Lula criticou, neste sábado (5), as condutas inadequadas do ex-coach e cobrou reparação. “É importante que a Justiça leve em conta que não podemos mais fazer campanha com alguém que só sabe provocar em mentir. Quando o povo vai votar com base em mentiras, é mais difícil. A vitória do Boulos será uma vitória da civilidade e da verdade”, defendeu.

É importante que a Justiça leve em conta que não podemos mais fazer campanha com alguém que só sabe provocar e mentir. Quando o povo vai votar com base em mentiras, é mais difícil. A vitória do Boulos será uma vitória da civilidade e da verdade. #BoulosPrefeito50

— Lula (@lula.com.br) Oct 5, 2024 at 12:03

Neste sábado (5), o perfil de Marçal no Instagram chegou a ser suspenso pela plataforma.

Da Redação, com informações da Carta Capital