Neste domingo (4), sem provas e sem ter sequer consultado a assessoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o jornalista Leandro Mazzini divulgou uma nota intitulada “Lula fez tratamento sigiloso e controlou novo câncer”. Mazzini mantém o blog “Esplanada” no portal UOL, do jornal “Folha de S.Paulo”.
Em nota oficial do Instituto Lula, a informação do jornalista foi classificada de “peça de ficção”. Segundo o texto, Lula fez exames de rotina, em 15 de novembro de 2014, e nenhum tumor – ou mesmo alguma doença – foi detectado pelos médicos.
Em outubro de 2011, Lula foi diagnosticado com câncer de laringe e começou um tratamento de quimioterapia no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. No ano seguinte, o ex-presidente estava curado e de volta à atividade política – para desespero da oposição.
A direção do Hospital Sírio Libanês também desmentiu a notícia de Leandro Mazzini. De acordo com nota oficial divulgada na imprensa, o hospital informa que Lula fez “avaliações clínicas rotineiras”, em 15 de novembro, conforme boletim médico divulgado na data.
Logo após os desmentidos, o portal UOL retirou a nota da coluna “Esplanada” do ar.
Leia a íntegra da nota do Instituto Lula
Da Redação da Agência PT de Notícias